TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo Ava

Ensaios: Passo Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômico – Ter uma produção sem prejudicar o meio ambiente, utilizar energias renováveis que são mais baratas, mantendo o aumento na economia sem prejudicar o meio ambiente.

Ambiental – Conseguir recursos para ter uma boa qualidade de vida das pessoas, sem degradar o meio ambinte, que devemos ajuda-lo na sua autorrecuperação.

Social – Que todos tenham vida digna, e os bens divididos de forma igual para que o limite da desigualdade seja aceitável, definindo parametros de mínimo e maxima ultilização dos recursos e bens, sem que prejudique o próximo e o planeta terra.

Cultural – Mudar a forma de pensamento priorizando a não degradação do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir, a mudança cultural certamente mudara o estilo de vida e a linha de pensamento das pessoas.

Político – Fazendo que a politica vire um instrumento de concientização, trazendo grandes mudanças positivas e que aconteçam realmente.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada

é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio

natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os

ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de resiliência.

A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da produção

e do consumo com economia de recursos naturais, destacar os recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos

delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que

alguns denominam como ecoeficiência.

A terceira e última dimensão é a social. Uma sociedade

que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que

ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais

a outros. Para acabar com a pobreza e alcançar o padrão de desigualdade

aceitável, impondo limites de acesso a bens materiais.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A tecnológica, que acredita que o homem consiga desenvolver meios que superem o limite dos recursos naturais que temos hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com