TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Política Social

Por:   •  31/10/2021  •  Ensaio  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE FILOSOFIA, CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

 SENDY LEE SHOJI SANTOS

DISCIPLINA: POLÍTICA SOCIAL I

PEREIRA, Potyara A. P. Questão social, Serviço Social e direitos de cidadania. Temporalis, n°3, Brasília:ABEPSS, 2001

  1. De acordo com Pereira (2001), explique de que maneira a questão social adquire visibilidade.

Para Pereira (2001) a questão social ganha visibilidade a partir do embate político gerado pelas contradições advindas da lógica capitalista, cuja influência se dá para além das relações de capital e trabalho, visto que atingem todas as nuances das relações em sociedade. Para a autora a questão social está manifestada nos diversos problemas sociais presentes na vida cotidiana, os quais expressam o confronto de necessidades e interesses antagônicos dos atores sociais presentes nesse embate político.

Pereira (2001) aborda a questão social não como, simplesmente, um sinônimo da contradição capital/trabalho, entre forças produtivas e relações de produção (que geram desigualdade, pobreza, desemprego e necessidades sociais), mas trata essa questão como um “embate político, determinado por essas contradições” (p. 54).

Assim a questão social ganha visibilidade, não quando os trabalhadores reconhecem a condição de exploração a qual estão submetidos na lógica de acumulação capitalista, mas com a entrada do proletariado de fato no cenário político. Visto que, tais sujeitos passam a se organizar conscientemente como classe em busca de melhores condições de trabalho e de vida. Essa organização se materializa em lutas sociais que extrapolam a questão social para esfera pública, exigindo a interferência do Estado para o reconhecimento e a legalização de direitos e deveres dos sujeitos sociais envolvidos nessa conjuntura.

  1. Existe uma nova questão social? Explique

Não.  Segundo Pereira (2001) há uma problematização em torno desse tema, visto que, alguns autores trazem para o debate a concepção de que existe uma nova questão social a ser entendida, da qual ela particularmente discorda.  A autora discorre que a compreensão de “nova questão social” colocada por esses autores parte do pressuposto de que as mudanças ocorridas no mundo capitalista contemporâneo marcam uma ruptura com o período capitalista industrial e com a questão social que emergiu junto com o fenômeno do pauperismo na Europa ocidental.  Eles acreditam que as relações desenvolvidas sob os efeitos da pressão de novas, avançadas e refinadas forças produtivas estão no contexto de uma verdadeira revolução tecnológica, “chamada por uns de terceira revolução, a qual dá origem a uma outra era – a informacional – em substituição à era industrial” (p 55), dessa maneira essa “nova questão social” seria consequência da revolução tecnológica que deixaria para trás um modelo industrial para adentrar numa sociedade “pós-industrial” ou “pós-trabalho”. Porém Pereira (2001) argumenta que a substituição de uma máquina simples por uma mais sofisticada não muda o fato de que ambas constituem a base tecnológica da produção capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com