TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL E PERGUNTA SOCIAL

Tese: SERVIÇO SOCIAL E PERGUNTA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Tese  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO SOCIAL

1) Se tomarmos como referência que a industrialização teve como decorrência alterações no cenário econômico, político e social no final do século XIX, num primeiro momento desencadeando problemáticas sociais, podemos também entender que na atualidade as expressões da questão social estão pautadas na:

2) A questão social justifica o empobrecimento do proletariado. Originalmente, a questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais que surgem adequadas às dinâmicas sócio-históricas e institucionais determinadas pelo contexto brasileiro. Assim, o Serviço Social nasceu como profissão, na década de 30, respaldado nas orientações positivistas. Entretanto, as alterações do cenário político, principalmente, desencadeadas pelo avanço da consciência crítica da população resultaram na influência de uma nova vertente na profissão. Qual seria esta nova visão que passou a referenciar o Assistente Social no final da década de 70?

3) O Advento da Industrialização substituiu o predomínio da economia agrícola pelo uso de tecnologia mais avançada, em vez da manufatureira, ou seja, iniciou-se o crescimento das indústrias que desencadearam a produção em massa e a substituição dos trabalhadores pela:

4) Nas análise de autores, tais como: Netto (2002) e Iamamoto (1999), a produção social no capitalismo é cada vez mais coletiva. Contrariamente, o resultado do trabalho do homem é privado aos donos do meio de produção. A partir desta afirmação de que forma a questão social pode ser compreendida?

5) A perspectiva marxista no Serviço Social aponta que a apropriação da produção mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade, em detrimento da maioria da população. Com relação ao objeto do Serviço Social, a partir do Conjunto ABEPSS/CEDEPSSA, podemos defini-la como:

6) O ato de criar algo, pode gerar tanto uma revolução (um rápido salto qualitativo) quanto uma evolução (uma transformação quantitativa ou ajustamento), é imaterial, não mensurável em termos de trocas relativas, enquanto a inovação assume a forma de processos ou produtos. Esta visão indica que o trabalho refere-se a produção gerada por um sujeito que por sua vez, possui um determinado objetivo. Assim, define-se como uma ação:

7) As expressões da questão social assumem novas configurações, entre elas: trabalhadores mais vulneráveis, favelização, deterioração das políticas de saúde e outras, o desemprego, violência urbana e rural e outras. A importância do coletivo frente à realidade do cotidiano de trabalho, o processo de exclusão a que estes trabalhadores

Tendo em vista que o objeto d

Segundo Yazbek, a questão soc

foram submetidos dentro de seus postos tem como desdobramento:

8) Hoje, a “questão social” é a expressão das desigualdades e lutas sociais em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidos (trabalhadores e desprotegidos) são heterogêneos. A partir dos estudos de Carvalho e Iamamoto (1983, p.77) responda qual perspectiva compreende a questão social como “conjunto de problemas sócio-econômico, político e cultural próprios da ordem social burguesa e os conflitos sociais daí decorrentes”:

9) A questão social decorre da destituição do trabalhador com relação a sua capacidade de decisão sobre o seu próprio trabalho. Em nível de momento conjuntural que retrata esta fase e, ao mesmo tempo o inicio da conscientização do proletário, podemos afirmar que o cenário que melhor retrata este estágio diz respeito:

10) Aponta-se que a “questão social” possui íntima relação com a dualidade capital e trabalho. Nesse sentido, tal antagonismo pressupõe que retratemos a contradição entre a produção do trabalhador e o desenvolvimento da sociabilidade humana. Tal prerrogativa nos assegura afirmar que a reprodução da desigualdade social configura-se na sociedade na mesma medida em que se constitui a riqueza de uma dada sociedade. Qual o marco que melhor explica esta linha de raciocínio?

11) Qual a perspectiva teórica presente no Serviço Social que melhor responde à capacidade de leitura da sociedade alinhada à dimensão sócio-histórica e de totalidade social?

12) Podemos afirmar que a questão social não pode ser entendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social individualizada e a apropriação descentralizadas dos seus frutos. Na perspectiva de Iamamoto (2005), teremos como melhor definição que:

13) A prática do Assistente Social encontra-se inscrita na divisão social do trabalho. Obrigatoriamente, as ações cotidianas relacionam-se com o enfrentamento da questão social e das políticas sociais. Numa perspectiva ampliada, podemos afirmar que a fundamentação teórica que melhor responde a esta visão baseia-se:

14) O serviço social só pode se afirmar como prática institucionalizada na sociedade, segundo Iamamoto (2006), ao responder:

15) O Serviço Social não se constitui profissão desatrelada do espaço institucional. O resgate histórico desta área profissional comprova que desde o seu início encontra-se inscrita nos processos sociais políticos e econômicos que retratam:

16) O Serviço Social não se refere a uma profissão que ofereça serviços apenas à classe dominante nem se justifica pelo fato de deter mecanismos auxiliares no repasse de bens e serviços. A partir desta afirmação é correto afirmar que o Serviço Social se configura como:

17) O Serviço Social em seu cotidiano é permeado por relações de poder derivadas das contradições presentes na relação capital e trabalho. Desta forma a sua prática é eminentemente política. Estes aspectos são decorrentes dos:

18) O Assistente Social que orienta e baseia sua prática profissional no reconhecimento do direito social de seus usuários, e não no paternalismo e no clientelismo, está sendo:

19) Existem diferentes desafios a serem superados pelo profissional de Serviço Social. Para que ultrapassemos visões simplistas e imediatistas da nossa profissão, merece o esforço de ampliarmos a nossa análise para além do espaço institucional, inserindo-a numa perspectiva ampliada de sociedade. Assim, a frustração é substituída por uma postura que:

20) Não podemos deixar de reconhecer a existência de espaços institucionais que permitem possibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com