TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre culturologia

Exam: Perguntas sobre culturologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Exam  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: C. O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.

Pergunta 5

Considere a afirmação a seguir e assinale a alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os efeitos da globalização. "[...]

Resposta :E. Por mais que a modernização capitalista busque a padronização cultural pelo e para o mercado, fatos como a diversidade étnica, a variedade de línguas e profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de globalização.

Pergunta 6

Leia e analise o trecho a seguir e, considerando seu conteúdo, assinale a alternativa correta.

[...] A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.

Resposta

Resposta Selecionada: E. Não há vida fora de uma coletividade, o ser humano não produz individualmente suas condições de existência, pois é um ser essencialmente social.

Pergunta 7

Leia o seguinte trecho do artigo de Armand Mattelart e assinale a alternativa cuja afirmação siga uma linha de raciocínio de conotação antropológica. esposta Selecionada: E. O “evolucionismo social ou darwinismo social” pode ser observado na ideia de desenvolvimento equivalendo à ocidentalização, indicando que referência de desenvolvimento é a sociedade ou as sociedades classificadoras, no caso, difusoras do “padrão euro-estadunidense”.

Pergunta 8

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito à manutenção das sociedades.

Resposta Selecionada: E. Há muitos mecanismos de controle e todos nascem do julgamento com base em valores.

Pergunta 9

O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma:

Resposta

Resposta Selecionada: C. Herança cultural, até mesmo pré-científica.

Pergunta 10

“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:

Resposta

Resposta Selecionada: B. Ao segui-la como princípio não se pode tomar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com