TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Cientifica

Ensaios: Pesquisa Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

A pesquisa busca uma informação da qual não se tem muito conhecimento ou cujo conhecimento é nenhum gerando assim duvidas em quem o tem e seu objetivo é um exame minucioso e sistemático das informações disponíveis sobre o tema da pesquisa a fim de se gerar uma nova informação que é agregada como conhecimento sobre o tema, para Mi- nayo (1993, p.23) “atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados.

A Universidade apresenta três funções regimentais: ensino, pesquisa e extensão. O ensino, a nível superior, é função privativa e única responsabilidade social exclusiva da Universidade (e outras instituições de ensino superior), enquanto pesquisa e extensão são compartilhadas com várias outras instituições com estas funções específicas. Na Universidade, as atividades de pesquisa têm uma função importante no desempenho do docente e na formação dos alunos, tentando reduzir a distância entre o que é ensinado e a fronteira de conhecimento, sendo atividade acadêmica essencial para o bom desempenho da função privativa de ensino. Em relação à extensão, ela também representa papel primordial na formação do aluno. Nesta questão de participação da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico da comunidade, ela não pode perder de vista seu objetivo primordial e privativo, que é o ensino, desviando-se de sua atividade fim. Na Universidade normalmente se encontram as mentes mais brilhantes do mundo, principalmente nas grandes Universidade, tanto aqui no Brasil ou Universidades pelo mundo, como: USP,UNICAMP,UFC,UNIFOR,CAMBRIGDE,HAVARD,MIT,OXFORF e tantas outras que existem; e depois da revolução iluminista, onde se começou a dá uma grande importância ao conhecimento, as universidades, por terem grandes alunos e grandes professores, e porque tinham a responsabilidade do ensino, além de um espaço propicio pra isso como ótimas bibliotecas, ficaram incumbidos de gerar a pesquisa cientifica afim de gerar mais conhecimento e tentar solucionar problemas da sociedade e portanto a pesquisa na Universidade é de vital importância para o conhecimento cientifico como para a sociedade como todo , que muitas das vezes se beneficia das pesquisas geradas pela Universidade.

-Tipos de pesquisa:

1:Pesquisa Exploratória: proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.2: Pesquisa Descritiva: descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex.: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.3: Pesquisa Explicativa: 3. Pesquisa Explicativa: identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com