TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre Jonh Locke e Hobbes

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Analisamos que o Estado e Sociedade Civil nos autores clássicos Thomas Hobbes e John Locke, nos gestores de políticas públicas, que envolvem participação de democracia da sociedade civil. Ao mesmo tempo analisamos que democratiza o Estado e expande condições para o exercício de cidadania, supõe conflitos e contradições entre sujeitos.

Thomas Hobbes, o Estado de natureza é configurado por um ser existente de um desejo de poder, de mandar pelos os homens. Cada um tem uma capacidade de adquirir seus bens, de ser reconhecido, de liderar as pessoas. Do Estado de natureza o homem ver em si mesmo o seu próprio concorrente, pois todos desejam alcançar o mesmo objetivo. Segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou “o homem lobo do homem”.

Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas.

A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar; “O homem é aquilo o que ele consegue no decorrer do tempo.” O homem luta para sua sobrevivência, guerrilha os seus concorrentes, para Hobbes, os homens reunidos numa multidão de indivíduos, pelo pacto, passam a constituir um corpo político, uma pessoa artificial criada pela ação humana e que se chama Estado.

“A constituição do Estado marca a passagem do estado de natureza para a constituição da sociedade civil ou sociedade política.” (Pagina 24). Quer dizer que o soberano que pode é um homem, e que cada indivíduo tem o direito natural, como todos tem o direito de voto. O poder absoluto é quem detém o poder sem exercer limites exteriores.

Hobbes fala que da constituição do Estado é para trazer garantia da paz e da segurança de realizar leis para a sociedade, para tirar a guerra que é todos contra todos. Para ele soberano é o único poder legislativo e executivo.

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ATENEU

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

STEPHANY LARISSA SOBREIRA FERNANDES

PROFESSOR: JOSÉ HILÁRIO FERREIRA SOBRINHO

ESTADO E SOCIEDADE CIVIL DE THMAS HOBBES E JOHN LOCKE

FORTALEZA – CEARÁ

2018

Para John Locke o homem se comporta dentro da sociedade de maneira natural, ou seja, guiado de forma básica por seus instintos. Os direitos naturais: vida, liberdade e propriedade são respeitados por meio de acordos, considerando que o homem era por sua natureza racional e social, tudo aquilo que ele possuía era seu por direito já que ele conquistou com o seu trabalho.        Ou seja para Locke, as pessoas no estado de natureza estariam livres e já teriam direto a propriedade do que produzissem. Com a criação do estado as pessoas já tinham direito à liberdade e a propriedade privada, sendo assim só submeteriam as poderes do estados se ele protegesse os direitos a sua liberdade e sua propriedade, pela a legitimação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com