TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ph- Substancias Acidas E Basicas

Trabalho Escolar: Ph- Substancias Acidas E Basicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Matematicamente, o pH pode ser definido por:

pH = - log aH+

onde “a” corresponde à atividade dos íons H+ em solução aquosa. Por aproximação, recomendado pela IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry, de 1986) para a definição de escalas de pH, considera-se que em soluções diluídas a atividade torna-se igual a concentração em mols de íons H+ na solução. Dessa forma:

pH=-log [H+]

em que [H+] representa a concentração de íons H+ em mol/dm³.

Assim, como a constante de equilíbrio por exemplo, o pH de uma solução é uma quantidade adimensional. Como o pH é simplesmente uma forma de exprimir a concentração dos íons hidrogênio, as soluções ácidas e básicas a 25º C podem ser identificadas através dos seus valores de pH, como se segue:

• Soluções ácidas: [H+] > 1,0 x 10-7 M, pH < 7,00

• Soluções básicas: [H+] < 1,0 x 10-7 M, pH > 7,00

• Soluções neutras: [H+] = 1,0 x 10-7 M, pH = 7,00

Para tornar mais práticos os estudos e trabalhos e a fim de facilitar a identificação do pH das substâncias (em decorrência de uma possível deficiência de dados para efetuar o cálculo de pH) foram desenvolvidos diferentes indicadores ácido-base. São substâncias que alteram sua cor original quando expostas às diferenças de pH.

Nesse experimento utilizou-se tiras de papel indicador de pH, indicado para a verificação do valor do pH em soluções aquosas. São fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substância de pH desconhecido altera suas cores originais para as cores que indicam o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à uma tabela.

O equipamento usado para a medição mais precisa do pH é o pHmetro, que consiste de um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um pHmetro, dispositivo eletrônico de baixa impedância para medir o potencial entre os eletrodos. A temperatura dever ser medida com um termopar diretamente conectado ao pHmetro ou um termômetro separado junto ao eletrodo. Esse aparelho permite converter o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Ao ser submerso na amostra, o eletrodo gera milivolts que são convertidos para uma escala de pH.

Objetivo

Determinar o pH de algumas soluções e comparar a diferença de valores do pHmetro e do papel indicador de pH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com