TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Carreira

Ensaios: Planejamento De Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  6.310 Palavras (26 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 26

PLANEJAMENTO

Para começar, o significado de planejamento é: Capacidade de pensar antes agir; capacidade de discriminar o que vem primeiro e o que vem depois; dialética do saber e poder; capacidade de articular pensamento e ação.

Na vida profissional não é diferente, devemos planejar o que faremos agora e depois. Para que isso aconteça, primeiro é necessário escolher qual carreira quer seguir, exemplo, ser advogado, contador, administrador, engenheiro, médico, enfim entre outras profissões. Feito isso o indivíduo optará entre carreira pública ou privada. o planejamento de carreira é essencial para quem quer ter uma vida estabilizada, confortável, financeiramente bem, etc.

A história a seguir, ilustra bem acerca do planejamento:

“O jovem olhou para o homem à sua frente com admiração. Era a primeira vez que ele se encontrava face a face com seu grande ídolo. Uma oportunidade única que não poderia ser desperdiçada. Tomou fôlego e fez a pergunta que povoava sua imaginação desde que ouviu falar daquele homem pela primeira vez:

- Como o senhor conseguiu chegar nessa situação vitoriosa que vive hoje?

O homem se voltou com certo brilho de interesse no olhar, sorriu e dando de ombros respondeu com humildade:

- Eu simplesmente planejei.

Foi assim que Andrew Carnegie, o homem mais poderoso de sua época, respondeu a um jovem que estava curioso sobre sua trajetória de vida. A curiosidade do rapaz tinha muito sentido, pois Carnegie deu uma virada espetacular de vida. Vindo de uma família pobre de imigrantes europeus, construiu um império empresarial baseado em aço e petróleo. Um feito espetacular mesmo para um povo que acreditava fortemente no "sonho americano", como eram os Estados Unidos no início do século.”

O industrial Andrew Carnegie sabia sobre o que estava falando. O planejamento pode ser uma ferramenta poderosa na construção de nosso sucesso. Entretanto a maioria das pessoas tem dificuldade em utilizar o planejamento como instrumento básico de vida. Muitos deixam de utilizá-lo por não acreditarem que funciona. E há de fato várias razões pelas quais um planejamento pode falhar.

2.1 PORQUE O PLANEJAMENTO FALHA?

• Hábitos: a primeira questão para o fracasso de um plano está na falta de hábito em planejar. O que é preciso ser feito é desenvolver uma cultura de planejamento. O que isso quer dizer? Significa a revisão de valores e a gestão do comportamento. O importante é colocar o planejamento em frente, é colocar em prática o que se planejou.

• Comprometimento: é necessário ter clareza de propósito para que o planejamento funcione. Estabelecer objetivos que não estejam alinhados com os valores, ou que não agreguem um real valor à vida, pois é fator desmotivador.

• Resistência às mudanças: é preciso entender que o planejamento não é um gesso, mas um roteiro para a conquista de um destino pré-estabelecido, isso significa está afinado com o processo de mudança, para que o método possa ser alterado quantas vezes forem necessárias para que o objetivo seja alcançado. Mesmo quando o método utilizado for bom ele pode ser alterado, visando que pode ser sempre melhorado.

• Valorização dos obstáculos: na medida em que avançamos na implementação de nossos planos, vamos nos deparando com diversas dificuldades. Pode ser uma mudança na política econômica, uma crise momentânea no segmento que atuamos, ou simplesmente uma dificuldade nossa em modificar hábitos. Tudo serve de justificativa para desistirmos de nosso planejamento. Precisamos dar a dimensão adequada a cada obstáculo e aprender a superá-los na medida em que se apresentam.

• Perda de foco: a rotina de urgências, de nosso dia a dia, pode dar a falsa impressão de que não temos tempo suficiente para programar nossos planos. Os imprevistos tornam-se mais importantes que o planejamento e a desistência é um passo natural. Porém não há nada de natural em abrirmos mão de nossas prioridades em benefício de outras atividades que não produzem nosso progresso. Podemos até momentaneamente nos desviarmos de nossos objetivos, mas o caminho precisa ser retomado todo santo dia, para que se possa construir o sucesso almejado. Assim como fez Andrew Carnegie.

AUTODIAGNÓSTICO PARA PLANEJAMENTO

• Sei exatamente quais são meus objetivos? Posso descrevê-los?

• Qual o meu nível de compromisso entre o planejado e sua execução?

• Estou gerenciando meus planos de forma sistemática e disciplinada?

• Meus objetivos são a bússola que orienta todas as minhas ações?

• Estou revendo meus métodos para adequá-los à conquista de meus propósitos?

• Meus objetivos são pertinentes? Trarão um maior nível de realização pessoal e profissional?

O QUE FAZEMOS O QUE DEVEMOS FAZER

Não planejamos Aprender a dirigir nossas ações a partir de decisões planejadas

Desistimos de nossos objetivos Alterar nossos métodos e perseguir nossos objetivos até conquistá-los

Atuamos sobre as urgências Identificar prioridades e determinar um tempo diário para sua implementação

Perdemos o foco no dia-a-dia Anotar o que precisamos fazer e checar duas a três vezes ao dia sua execução

COMO FAZER

• Dominar ferramentas de planejamento, através da experimentação de vários métodos

• Exercitar e priorizar planejamento, através o uso sistemático de planejamento e da construção de uma rotina que possibilite uma avaliação diária de resultados.

• Estar atento a mudanças, o planejamento não é um trilho é uma trilha. Temos que alterar nossos métodos e adequar nossos planos para conquistar objetivos em meio às mudanças inevitáveis do mercado

Tabela 1 - Autodiagnóstico para o planejamento

2.2 PLANO DE AÇÃO

MODELO DE UM PLANO DE AÇÃO

OBJETIVO O que pretendemos?

METAS Por que desejamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com