TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de acão

Por:   •  27/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

CURSO SERVIÇO SOCIAL

PLANO DE AÇÃO

Plano de Ação apresentado como exigência

Da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório

I do Curso de Serviço Social da Faculdade

Santo Agostinho, sob orientação da Prof° Regina Maria e

A supervisora de campo Ana Célia Trajano, como requisito

Total da primeira not

TERESINA

2015

ESTAGIÁRIA: Maria da Cruz Pires do Nascimento

MATRICULA: 11100272

DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I

CAMPO DE ESTÁGIO/ SETOR: Centro de Atenção Psicossocial/ CAPs II Sudeste.

ENDEREÇO: Rua Agnelo Pereira da Silva, 3567, São João, Teresina-PI. CEP: 64045-440.

SUPERVISOR DE CAMPO: Regina Maria CRESS???

 SUPERVISOR ACADÊMICO: Ana Célia Trajano  CRES /???

PERÍODO DE ESTÁGIO: Setembro a Dezembro de 2015 e de Fevereiro a Juno de 2016.

SUMÁRIO

  1. JUSTIFICATIVA......................................................................................05
  2. OBJETIVOS............................................................................................08
  1. Objetivos Gerais.....................................................................................08
  2. Objetivos Específicos.............................................................................08
  1. METODOLOGIA.....................................................................................09
  2. CRONOGRAMA.....................................................................................11
  3. AVALIAÇÃO...........................................................................................13
  4. REFERÊNCIAS......................................................................................14

  1. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho, denominado Plano de Ação, é um documento elaborado pela discente Maria da Cruz Pires do Nascimento, do 7° período do curso de Serviço Social, da Faculdade Santo Agostinho – FSA. É um documento obrigatório na disciplina Estágio Obrigatório Supervisionado I, considera-se um planejamento das ações que serão realizadas no decorrer dos estágios I e II, no Centro de Atenção Psicossocial - CAPs Sudeste II.

Segundo o Manual de Estágio da Faculdade Santo Agostinho (FSA), Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório I e II, é um procedimento didático-pedagógico, assim como, complemento do processo ensino-aprendizagem da formação profissional, que propicia ao aluno no seu campo de atuação, experiências práticas por meio de intervenções em situações reais do fazer profissional e a oportunidade de apreender por meio de aplicação do instrumento técnico-metodológico, experienciado assim as mais diversas expressões da questão social.

O plano de Ação tem a finalidade de sistematizar as ações a serem desenvolvidas pela discente no campo de estágio, que se configura como um espaço do processo de formação profissional da discente (estagiária), possibilitando a mesma a realização das atividades de forma planejada e fundamentada nos princípios ético-políticos, explicitado no Código de Ética do assistente social de 1993, subsidiando a teoria com a prática.

A estagiária a partir do estágio Supervisionado I e II, tem o propósito de vir somar e colaborar com a instituição, partindo do princípio de que são elaborados documentos, tais como o próprio plano de estágio, análise institucional, diário de campo, projeto de intervenção e relatórios parcial e final, que permanecerão na instituição, servindo como material de consulta, contribuindo assim com o processo de formação de outros profissionais.

Os Centros de Atenção Psicossocial - CAPs foram construídos através da Portaria n° 336/2002, a organização desse dispositivo da-se de acordo com a área de abrangência populacional, como também distribuídos nas seguintes modalidades: I,II,II. Álcool e Drogas e Infanto Juvenil.

O Centro de Atenção Psicossocial II Sudeste, conhecido como CAPs Sudeste, é um serviço da Fundação Municipal de Saúde (FMS) do município de Teresina, foi criado em 2010. Segundo relato de funcionários que estão na instituição desde a inauguração, este serviço começou a funcionar em 18 de Fevereiro de 2010, mas, a sua placa de inauguração informa Março.

 A instituição é um centro de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. É um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar internações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo, sendo um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de saúde –SUS destinados a proporcionar atenção integral e contínua a pessoa com transtorno mental, com funcionamento durante o dia, das 08h00 as 18h00 horas, de segunda a sexta.

O objetivo do Serviço Social no CAPs(Centro de Atenção Psicossocial) é definir diretrizes para o trabalho dos(das) profissionais do serviço social proporcionando aos usuários o conhecimento e a compreensão acerca da atuação do assistente social na instituição e como o mesmo pode contribuir. É trabalhar em prol do bem estar da sociedade desempenhando suas atividades.

É através do estágio que o estagiário vai revelar sua capacidade crítica de questionar, problematizar, conhecer e poder intervir na realidade social com base nos princípios e valores humanistas previstos no Código de Ética Profissional. Por isso constitui-se como espaço de grande importância na formação do estagiário. Assim segundo ALMEIDA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com