TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de carreira

Projeto de pesquisa: Plano de carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera – Pirituba

Gestão de Recursos Humanos

Prointer

Plano de Carreira

ATPS

Prof. Eneida Gonçalves

SÃO PAULO

05/2014

RESUMO

Este trabalho trata de contextualizar a evolução das exigências do mercado de trabalho no mundo das profissões, assim como, a importância do desenvolvimento, orientação e acompanhamento da empregabilidade de pessoas, que estão na busca de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Trata também de apresentar um modelo de orientação profissional, denominado Diagnóstico Pessoal/Profissional, que permite trabalhar com o planejamento de carreira, possibilitando aos indivíduos o seu auto-conhecimento tão necessário para a o ingresso e manutenção do seu trabalho. A abordagem aqui apresentada traz uma análise prática de uma pesquisa realizada com os participantes do Diagnóstico Pessoal/Profissional, mostrando o aproveitamento dos mesmos ao identificar suas habilidades e comportamentos a fim de atuarem em um ambiente empresarial e em constante mudança.

Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Planejamento de Carreira.

Empregabilidade. Diagnóstico Pessoal/Profissional. Orientação de Careira.

INTRODUÇÃO

Mesmo com as grandes mudanças que ocorrem no cenário empresarial, ainda há empresas que mantém seus colaboradores no mesmo cargo, exercendo sempre as mesmas funções. Não há desafios e muito menos perspectiva de plano de carreira. Geralmente são pequenas e médias empresas, em que não possuem uma estrutura adequada, ou seja, empresas que cresceram muito e perderam a visão do seu pessoal, esquecendo que salários, benefícios e desenvolvimento profissional são fatores motivacionais.

Nas empresas de grande porte, o RH desenvolve programas com o objetivo de amenizar esse problema, a fim de aperfeiçoar o capital humano. Utiliza ferramentas como programa de avaliação de desempenho; programa de coaching e feedback, para acompanhar os indicadores; programa individual de desenvolvimento para melhorar a performance e o programa de carreira, visando a retenção e um melhor aproveitamento de seus talentos.

Em síntese, Plano de Carreira é um roteiro de desenvolvimento profissional, que instituem: traçar metas, oportunidades e estímulos ao desenvolvimento profissional dos colaboradores de forma a contribuir com a qualificação dos serviços prestados.

Visto isso, todo o esforço organizacional para implantação do plano de carreira, por maior que seja não elimina a responsabilidade do próprio colaborador.Atualmente algumas organizações estão atribuindo gradativamente as responsabilidades pela administração de carreira aos próprios colaboradores, dando-lhes todas as condições e suportes possíveis para que eles façam escolhas adequadas e sejam bem-sucedidos. Isso envolve alguns problemas em algumas organizações, onde as oportunidades de se movimentar verticalmente na hierarquia são bem menores do que nas organizações tradicionais e burocráticas. Os colaboradores precisam de alguma orientação para desenvolver suas carreiras, seja dentro ou fora da organização.

Hoje há interesse pela estabilidade, do mesmo modo há a busca do crescimento para tornar-se um profissional de destaque. Diante disso, é necessário mostrar capacidade, competência e investir principalmente no auto-desenvolvimento por meio de cursos ou especializações, para conquistar os objetivos e vencer as dificuldades existentes no mundo corporativo.

O mundo vem sofrendo várias transformações no desenvolvimento do trabalho em todas as áreas de atuação. Atualmente não basta somente o conhecimento adquirido no curso de formação técnica ou universitária para garantir a colocação de um profissional em determinada empresa e muito menos, sua permanência durante alguns anos. A atualização do conhecimento vem sendo praticada sistematicamente, uma vez que a evolução da tecnologia se deu de maneira muito rápida e, em consequência disso, os processos produtivos tiveram que se adaptar as mudanças.

O objetivo principal deste artigo é apresentar um modelo de orientação profissional capaz de identificar competências e encaminhar profissionais acadêmicos para o mercado de trabalho.

1.1. PLANEJAMENTO DE CARREIRA

A cada dia torna-se mais importante para o profissional a condução de sua

própria carreira. Não é mais possível que apenas as empresas se preocupem

com a carreira de cada colaborador, uma vez que as competências de cada

indivíduo devem ser desenvolvidas de acordo com a sinalização do mercado e a

aplicabilidade desses competências poderão ser colocadas em várias

organizações. É preciso criar e manter a empregabilidade. O desenvolvimento da

especialidade (cursos de graduação e pós-graduação) deve ser seguido por

conhecimentos ecléticos que permitam a atuação em várias atividades e frentes

de trabalho, tanto técnico como gerencial.

Todo o esforço despendido para a obtenção de novos conhecimentos

somente terá validade quando estes puderem efetivamente ser utilizados nas

atividades desenvolvidas pelo indivíduo. Sendo assim, o planejamento e a gestão

de carreira torna-se um fator preponderante na condução da trajetória profissional

e estimula o indivíduo a fazer uma análise de suas competências e principalmente

a entender a si próprio, tornando mais fácil a condução de seus ideais, facilitando

o encontro do trabalho certo, e conseqüentemente aumentando seu nível de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com