TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza E Meio Ambiente

Exames: Pobreza E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

O ecossistema é fundamental para o bem-estar dos seres humanos. O meio ambiente é um dos responsáveis pela diversificação dos meios de subsistência e pela continuação de tradições e culturas. Além disso, podemos afirmar que o ambiente estabelece uma relação com a situação socioeconômica da população, sobretudo a pobreza.

Em minha região, em decorrência da retirada da vegetação nativa, muitas pessoas que não tem condições de vida favorável moram em encostas e regiões de risco de desmoronamento. Consequentemente, nas épocas chuvosas, o ambiente é prejudicado com a erosão e as pessoas com o frequente risco de perderem suas moradias.

Outro problema ambiental observado é a poluição em suas mais diferentes formas. Uma delas é causada pela disposição incorreta de lixo por parte da população. Essa disposição pode ocasionar diversas doenças infectocontagiosas, tais como a dengue, leptospirose e entre outras. Ainda ocasionado pela disposição incorreta do lixo, as enchentes também são bastante observadas em épocas de chuva.

Essa situação ocorre em toda a cidade, porém com maior incidência em áreas mais carentes, confirmando a hipótese de que o meio ambiente estabelece uma relação direta com os aspectos socioeconômicos da sociedade. Isso porque, as pessoas pobres são mais vulneráveis às mudanças que ocorrem nos ecossistemas, devido a que vivem em zonas marginais e de alto risco, encontram-se ameaçados constantemente por inundações, secas e deslizamentos de terras, com reduzida infraestrutura física para o suprimento de condições de saneamento básico.

Dessa maneira, podemos afirmar que a melhoria na qualidade da utilização dos recursos ambientais, a qualidade de vida pode ser melhorada, tal como a diminuição de doenças e tragédias em áreas de situação de risco e outros problemas presentes em populações que vivem em situação de pobreza e de vulnerabilidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com