TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social Brasileira

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA

Sete Lagoas

2012

POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Sete Lagoas

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO......................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................8

1 INTRODUÇÃO

As desigualdades sociais, a pobreza extrema, a insegurança no trabalho, as discriminações de raça, gênero e idade, a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas é a realidade social brasileira, mesmo que são fatos inaceitáveis. No entanto, embora muito se tenha avançado na sua compreensão, isso tudo ainda faz parte do cotidiano do país. O conjunto das políticas sociais brasileiras vive há anos sob forte combate. De um lado o aumento da cobertura e do perfil redistributativo da política social, de outro lado, são atribuídas as políticas sociais ao gosto público ali comprometido as causas para inúmeros males da economia brasileira. Em meio á debates e críticas e contra-críticas ao modelo vigente, vemos o país mergulhado em um ambiente econômico ainda marcado por elementos de desestabilização, com conseqüências incertas sobre as possibilidades futuras de desenvolvimento social sustentado.

2 DESENVOLVIMENTO

O surgimento da política social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países, tendo sua origem no capitalismo, destina-se a classe trabalhadora na luta pelos seus direitos. A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das relações industriais do século XIX. A política foi relacionada a um processo de mediação, como estratégica estatal entre interesses conflitos. A evolução social é o resultado cumulativo de mudanças sofridas pela sociedade no decorrer de um certo período. A evolução é um processo muitas vezes quase imperceptível de mudanças que ocorrem sempre em uma mesma direção. Veja a idéia de progresso segundo Lenski (1970, apud Horton e Hunt, 1980).

A idéia de progresso está associada a capacidade do ser humano em mobilizar energia e informação no processo de adaptação, idéia que está ligada ao desenvolvimento da ciência moderna, á luta pela liberdade política e religiosa e a trnasformação industrial ocorrida a partir da Revolução Industrial e do século XVIII.

A proteção social no Brasil, que nasce no início dos anos de 1930 pela vinculação com o trabalho, se estruturou em função da inserção na estrutura ocupacional e do acesso a benefícios. Nesta época o país foi palco de importantes transformações no papel desempenhado pelo Estado para a proposição de alterações no campo de direitos sociais. As políticas sociais iniciadas a partir da década de 1930 destinaram-se então a permitir alcançar concomitantemente os objetivos de regulação dos conflitos surgidos no novo processo de desenvolvimento econômico e social do país e de legitimação política do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com