TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica de integração

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

A finalidade da política que eu estou inserida é provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa publicas e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Promove condições digna a melhoria de vida dos indivíduos, grupos, e sociedade. Também foram feitos vários tipos de atendimentos, visitas, ofícios, reuniões.
E monitoramento e avaliação de relatórios dos programas assistenciais, que corresponde ações integradas e complementares e que tem por objetivo, alcançar campos definidos para qualificar, estimular e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais. Os mesmo são feito por meios de atividades nas quais são contínuas, e prevê, portanto a melhoria de vida da população nas suas necessidades básica. Essa profissional faz semanalmente e mensalmente um analise da informação de como os projetos e programas se desenvolve, com objetivo de melhorar a estratégia ou forma de funcionamento desses programas e projetos da organização.
Esta política publica se torna um grande desafio para a Assistente Social, pois, desenvolver propostas de trabalho criativas, e inovadoras, requer ter habilidades na sua interpretação. É constante o desafio dessa profissional quando há uma limitação. No espaço positivo essa política está bem estruturada, pois ela esta amparada pelo SUAS, nas quais vem ampliando o desenvolver dessa política enquanto direito social. O acordo constitucional é definido na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), que envolve ações designadas à família, maternidade, infância, adolescência, velhice, portadores de deficiências, inserção no mercado de trabalho. Seus princípios são da universalização, respeito à cidadania, igualdade de acesso aos serviços, transparência, descentralização, participação de organizações e a precedência da responsabilidade do Estado na direção das Políticas. Tudo isso colide na insegurança e imprecisão de recursos.
Esta política publica nessa organização se torna de natureza estrutural, pois busca interferir em relações estruturais, ela tem abrangência dos possíveis benefícios nas quais é fragmentada, é destinada a grupos sociais dentro de cada fração.
A maior adequação foi idealizar como o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) como direito de cidadania, política publica, prevendo ações de enfrentamento da pobreza e promoção do bem estar social, preferidas de outras políticas, até mesmo a economia. Mas na realidade, este compromisso entre Estado e sociedade para a criação de condições dignas de vida, ainda vem se concretizado aos poucos, pois a cultura da nata que tutela o desprovido ainda se mantém. Tive vários desafios ao longo do meu estagio, mas isso só me fez mais forte, sou consciente que fiz o melhor e aproveitei o Máximo que pude, nos quais pude ter alguns conhecimentos deste campo e desempenhei muito bem meu papel de estagiaria, sempre querendo aprender mais diante a realidade das demandas da instituição. Assim estou muito feliz por alcançar minha meta.
Não pude conhecer o suficiente do meu saber com o meu fazer, percebi que não é fácil o trabalho de uma assistente social, seu trabalho é muito amplo, vou aprofundar meus conhecimentos acerca da política de assistência social. Devo esta sempre me qualificando e buscando novos conhecimentos e me inserir no mercado de trabalho com segurança, podendo responder as exigências no mundo globalizado, fiquei feliz por ter tido o bom contato com a realidade das demandas, os indivíduos e as problemáticas, busquei aprender o movimento da realidade. No estagio I tive a oportunidade de acompanhar a parte burocrática na Assistência social com a supervisora de campo de estagio A Melissa, tive esse privilégio de associar a burocracia com a prática demanda.
Foi um estagio muito proveitoso me proporcionou conhecer mais de perto o trabalho como profissional de assistente social. Tive momentos bons e ruins, isso só me fez entender o quanto é importante conhecer o campo de estagio e suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com