TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica de saude

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  5.178 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexão Prática sobre a Linguagem aplicando a Teoria na Prática

Aluna: Michelle

Turma : (assim espero que seja)

1- Qual a Tese do texto? Transcreva o enunciado que a sintetiza melhor.

R: O objetivo do autor é mostrar ao leitor que o principal problema da seca do sertão não é apenas a escassez de água, mas também aos problemas políticos.

“Não são as chuvas escassas o principal problema dos que vivem no sertão. O maior empecilho é a falta de interesses políticos, haja vista a conveniência de existirem eleitores miseráveis e persuasíveis, que se tornam presas fáceis aos objetivos meramente eleitoreiros dos candidatos a região”.

2- A que princípio da textualidade a elaboração de uma tese dentro de uma dissertação argumentativa se vincula?

R:Vincula-se com a intertextualidade, pois é o princípio onde o autor faz a relação explícita do tema proposto com outros temas que abordam o mesmo problema. No qual este diálogo serve para fortalecer a construção da argumentação, garantindo consistência ao ponto de vista do autor.

3- Ao afirmar “Não é a terra árida ou a escassez de chuvas que determina a “vida Severina” do Sertão, mas sim, a ausência do decoro político que persuade esses tantos “severinos””, o autor utilizou um dos princípios de textualidade. Qual deles?

R:É a informatividade, pois possui uma quantidade de informações mobilizadas e distribuídas ao longo do parágrafo, informações imprescindíveis para a compreensão do leitor.

4- Qual sentido das palavras “vida severina” e “severinos” utilizadas pelo autor?

R: Um sentido figurativo para mostrar o quanto é difícil à vida dos que vivem no sertão e o quão são miseráveis esses trabalhadores, expressando uma decisão pessoal do autor.

5- Por que o autor teria empregado aspas nas duas palavras acima?

R: Para realçar a expressão figurativa utilizada no parágrafo.

6- Explique o jogo metafórico que existe no título do texto: Seca: escassez de água ou de decoro político?

R: Chamar atenção de uma população que vende seu voto hoje sem pensar no amanhã, sem conhecer o poder que tem nas mãos, e aos mais sábios fazer poemas e poesias acerca da precariedade de um povo, mas com um sentido de realidade bem profunda.

7- Quando encontramos trechos ou parágrafos com afirmações estranhas e improváveis em dissertações, podemos dizer que faltou (ram) a elas qual (is) do (s) princípio (s) de Textualidade?

R: Faltou o princípio da situacionalidade, pois refere-se à persistência e adequação ao contexto em que um texto deve ser produzido. Faltou também o princípio da intertextualidade onde se refere à relação explícita pressuposta ou subentendida, que um texto estabelece com os outros textos, bem como serve para fortalecer a construção da argumentação.

8- Transcreva duas passagens do texto nas quais o autor demonstra utilizar bem o princípio da informatividade.

R: “Não são as chuvas escassas o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com