TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluiçao Atmosferica

Dissertações: Poluiçao Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 4

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Poluente atmosférico é toda e qualquer substancia presente no ar que possa tornar-se ofensiva à saúde, prejudicando o bem estar publico e também a fauna e a flora. Esses poluentes atmosféricos existem na forma de gases ou de partículas, podemos caracterizá-los em naturais e artificiais, e podem originar-se de fontes fixas e fontes móveis.

Poluentes naturais são aqueles que já são da natureza, como por exemplo o gás carbônico, as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre. Poluentes artificiais são aquelas substâncias produzidas e lançadas na natureza, na sua maioria aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis tais como petróleo, gás natural, ou ainda, os recicláveis álcool e lenha.

Um exemplo de fonte fixa são as industrias que tem o maior potencial poluidor, outras com esse elevado índice de poluição são as usinas termoelétricas que recorrem ao uso de carvão, gás ou óleo combustível, existe também o que chamamos de fontes fixas naturais, como a maresia e o vulcanismo, que mesmo sendo naturais podem influenciar a composição do ar. Os automóveis juntamente com os trens, aviões e embarcações marítimas são as chamadas fontes móveis de poluentes atmosféricos, os veículos se destacam nas cidades como as principais fontes poluidoras e são divididos em leves utilizam principalmente a gasolina ou álcool como combustível, leves e comerciais utilizam gás natural veicular (GNV) ou ainda óleo diesel e veículos pesados que utilizam somente o óleo diesel.

Os poluentes podem ser classificados de acordo com sua origem em primários ou secundários. Primários são aqueles emitidos diretamente pelas fontes secundários são aqueles que resultam de reações químicas entre os poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera. Dependendo do tamanho, suas partículas podem ser classificadas como Partículas Totais em Suspensão ou Partículas Inaláveis e Fumaça.

Os efeitos da poluição atmosférica são vastos e diversos, e todos nos somos afetados ainda que direta ou indiretamente, esses poluentes entram em nosso organismo pelas vias respiratórias trazendo-nos doenças. Também há substancias que provocam alterações na atmosfera, essas substâncias são denominadas de poluente de efeito global. Esses efeitos são principalmente as chuvas ácidas e o efeito estufa.

CHUVA ÁCIDA

Chuva ácida é um fenômeno natural ocasionado pela poluição atmosférica, com a liberação de gases tóxicos na atmosfera, os óxido de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que ao se unir com a água e com outros componentes, se transformam em ácidos que caem sob a terra através de chuva provocando assim um grande problema ambiental. Quando a poluição da atmosfera intensifica, o pH da água da chuva atinge valores abaixo dos considerados normais para a chuva (5 ou 6), tornando-a ácida (o seu PH pode ser inferior a 2)

O principal fundamento da chuva ácida é a queima de carvão nas usinas termoelétricas e a liberação de monóxido de carbono através do deslocamento de qualquer veículo de transporte. Os dois gases mais poluentes liberados na atmosfera são o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio, quando eles chegam à atmosfera sofrem mudanças químicas e se misturam com a poeira ou a umidade das chuvas.

A chuva ácida pode chegar até 500Km dependendo da força do vento, e é responsável pela destruição do solo, das plantas e dos animais terrestres e marinhos. Ela é tão ameaçadora que pode descontrolar o ecossistema por seus ácidos serem tão potentes podendo assim corroer qualquer tipo de construção , metais ou rochas, causar a extinção de várias espécies de animais e vegetais. É um problema que atinge principalmente países industrializados, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com