TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Sonora

Exames: Poluição Sonora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A poluição sonora gera danos que podem ser irreversíveis no ser humano. Quase todo movimento gera sons perceptíveis ao nosso ouvido. É quase impossível estar nas grandes cidades e não se incomodar com algum som desagradável, que pode ser produzido por fontes diversas.

A poluição sonora pode ser ambiental ou ocupacional, podendo causar perdas auditivas, depressão, desgaste físico e psicológico, etc, tanto em adultos quanto em crianças.

A poluição sonora é causada por sons de determinados volumes que superam os decibéis que os tímpanos dos serem humanos e animais aguentam normalmente, por exemplo, trânsito, fábricas, shows, feiras, construções, etc.

Esses barulhos são prejudiciais a saúde, dependendo do volume e da frequência com que são utilizados, podem causar danos irreversíveis na audição, como por exemplo, perda auditiva temporária ou permanente, zumbido, intolerância sonora, estresse, ansiedade, dores de cabeça, problemas circulatórios, tonturas, alteração no sono e no apetite, insônia e vários outros problemas.

Por isso é bom evitar sons muito altos, utilizar fones de ouvido por muito tempo, ficar em lugares muito barulhentos, pois nossos ouvidos necessitam de repouso e descanso.

Mais a poluição sonora não afeta só aos seres humanos, os animais também sofrem com esse problema.

Os animais se incomodam de tal maneira que o barulho os levam a terem comportamentos diferentes. Animais selvagens acabam fugindo de locais como zonas florestais por causa do movimento constante de automóveis, e os animais domésticos acabam tendo um comportamento que os levam a atacar pessoas, rasgar objetos pessoais de seus donos, ficam muito agressivos ou acabam ficando com depressão.

Os principais casos de perda de audição são as pessoas que trabalham perto de muito barulho como policiais (tiro de revólver - 140dB), construtores ou pessoas que trabalham em industrias (alguns tipos de industrias – 85dB), caminhoneiros (caminhão – 100dB), músicos ou DJ (perto das caixas de som – acima de 130dB), etc, e eles são mais sujeitos a perder audição pois nosso sistema auditivo possuem células sensoriais que uma vez lesionada, não se regeneram mais.

Conclusão

A poluição sonora nas cidades influencia na qualidade de vida das pessoas que nelas habitam ou nela interagem de alguma forma. Essa poluição pode ser encarada como uma doença social, pois atrapalha o equilíbrio desejável do meio ambiente.

Para evitar doenças psicológicas, físicas e auditivas, as pessoas devem tentar permanecer em locais com muito barulho por pouco tempo. Pois os nossos tímpanos não estão preparados para receber tanto baralho de uma só vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com