TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Segurança Social no Brasil

Artigo: Política de Segurança Social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Trata-se de um trabalho de conclusão de Curso, como parte de exigência curricular para a graduação em Serviço Social na FAMINAS-BH.

Inicialmente para a realização da pesquisa, buscou-se constatar que: 1) a Política de assistência social deverá ocorrer em nível nacional de forma descentralizada, pois trata-se de uma política é pública de caráter não contributivo de direito de todo cidadão brasileiro que dela necessitar e é dever do Estado atender a esta demanda, conforme preconizado na constituição federal de 1988. 2) para a efetivação desta política, incluem-se, equipamentos para atendimento de proteção social básica, denominados de Centro de Referência da Assistência Social, ou CRAS, de aspecto preventivo e para atendimento de alta complexidade. Quando já os direitos são violados, existem os Centros de Referencia Especializado da Assistência Social ou CREAS.

O Brasil vem convivendo com o aumento em proporções de sua população de idosos e o despreparo para esta nova realidade, torna-se um problema social que carece de estudo e reflexões em todas as dimensões de vida humana, na busca de alternativas que sejam favoráveis à esta realidade. Assim, diante desta mudança na estrutura demográfica brasileira correspondente à necessidade de mudanças nas atitudes sociais. De acordo com dados demográficos, referenciados nesta monografia, pode-se prever que o Brasil caminha para ter em termos quantitativos em sua população de idosos; dentre os países mais envelhecidos do mundo.

Diante de questões advindas da realidade, acima mencionada, perguntou-se: os devidos atendimentos têm sido satisfatórios para os idosos usuários do centro de referencia especializado da assistência social (CREAS) da regional Pampulha? Como? De que forma este equipamento representa um espaço ocupacional para o assistente social?

Para alcançar os objetivos propostos para a pesquisa, primeiramente foram utilizados conhecimentos adquiridos em disciplinas cursadas, na graduação em serviço social. E para ampliar estas informações foram realizadas pesquisas do tipo descritivas de caráter qualitativo. Segundo Minayo (2002, p.21 a 22) a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos fenômenos e que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.

Buscou-se compreender melhor a intervenção do assistente social, em um ambiente natural sem direcionar para o uso de números, mas para respostas subjetivas de caráter simples. Para tanto a pesquisa foi desenvolvida utilizando dois métodos:

a) Pesquisa bibliográfica, realizando um levantamento de bibliografias sobre o tema, utilizando -se de livros, artigos publicados em revistas especializadas, na Internet e também utilizando-se das discussões sobre o tema com professores em sala de aula.

b) Pesquisa por meio de entrevista, onde foi entrevistado uma assistente social da Equipe de Verificação de Indícios da assistência social no CREAS/Pampulha

O resultado da pesquisa é apresentado nesta monografia, que foi organizada em seções; onde num primeiro momento realiza-se um quadro teórico dos estudos bibliográficos, num segundo momento a apresentação da pesquisa empírica, em seguida a conclusão e referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com