TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas e o Envelhecimento no Brasil

Por:   •  19/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

A interdisciplinaridade nas políticas públicas é voltada para a atenção básica em saúde, categoria indispensável para a prática coletiva, evidencia a saúde da família e os progressos de trabalho aos núcleos de apoio a saúde, espaço que apesenta discussão teórica sobre a interdisciplinaridade na saúde pública e lança desafios postos para a existência de prática interdisciplinar. Em construção no âmbito das ciências como complemento entre varias disciplinas em diferentes áreas e conhecimentos, na área de abrangência da complexidade que é a realidade em saúde, é o elemento necessário para a construção de uma estratégia em saúde de um determinado território visando um trabalho em equipe, com objetivo de trabalho coletivo em busca de resultado necessário para o ser humano usuário da saúde. Para atender o cidadão de forma integral é necessária uma série de ações e decisões para construção de alternativas, compartilhamentos, saberes, práticas e estratégias e fluxos para lidar com problemas complexos. Para pensar em saúde é necessário que tenha vida saudável, isso se faz necessário conscientizando a população de qual seja o lugar onde mora, os direitos a saúde são igualitários.

O envelhecimento no Brasil teve crescimento de 32% segundo o IBGE, censo, estratégias qualitativas, pesquisa bibliográfica, documentos de campo, cadastro no ESUS. As faixas etárias de 50 a 59 anos buscam qualidade de vida, saúde, habitação, alimentação atividades física, etc. E tais necessidades obrigam que as políticas públicas tenham ações, projetos destinados a uma velhice digna. Uma das vitórias do ser humano foi à ampliação do tempo de vida, é necessário também agregar qualidade, esse alongamento da vida ocorreu em países mais desenvolvidos, porém passou a ser norma até em países mais pobres. Um dos resultados é a demanda por serviço de saúde. Em 1980 ocorreram muitos seminários ampliando a luta dos direitos dos velhos, 1988 a Constituição Federal incorporada uma série de direitos e garantias sociais. Em 1993 foi promulgado o Estatuto do Idoso, lei 10741/2003 que representa um grande avanço, garante a prioridade do idoso e a efetivação de direitos, tais como: direitos à vida, a saúde a alimentação, a educação, a cultura, ao esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito, convivência com família e comunitária, tornar-se crime ações de violência física, e psicológica, contra velhos. Em 1994 foi regulamentada a política nacional do idoso, a lei 8842/94 com objetivo é assegurar direitos da pessoa idosa através de principios e diretrizes de atuação por meio das políticas públicas.

Podemos afirmar que o Brasil avançou nesses termos para o envelhecimento. Apesar do número crescente de idosos no Brasil percebe-se um alto grau de inacessibilidade dos direitos sociais e um descumprimento de direitos, dentre eles, saúde, adquiridos pelo estatuto do idoso, enquanto a universalidade assegura que nenhum indivíduo deve está fora dos níveis de atendimento isso coloca o idoso para concorrer a vaga de atendimento nas demandas com igualdade em saúde. Mesmo se tratando de prevenção; a política referida tem um caminho a percorrer para articular dificuldades enfrentadas por idosos que estão abaixo da linha da pobreza, alguns tratamentos não são realizados pelo SUS exceto por ação judicial.

Como intervenção, coordenada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com