TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envelhecimento do Brasil

Por:   •  7/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

                                      UNIVERSIDADE ANHANUERA-UNIDERP

                                   Centro de Educação a Distância

                                                     

                                                       SERVIÇO SOCIAL

                                               

            O envelhecimento da população brasileira:

  As condições de saúde e a qualidade de vida dos idosos no município de Nilópolis

                        EDILSON BATISTA ESPINELO

Orientador (a): Profª ELAINE MEDEIROS FONSECA DA SILVA

                                       

                                     NOVA IGUAÇU-RJ

                                                2017                                                                                                                                

                                 

                                SUMÁRIO

03......................................Tema

03......................................Justificativa

05......................................Problema

07......................................Objetivos: Geral e Específicos

07......................................Metodologia

08......................................Cronograma

09......................................Considerações Finais

10......................................Referências Bibliográficas

1-TEMA:

O envelhecimento da população brasileira: 

As condições de saúde e a qualidade de vida dos idosos no município de Nilópolis.

2- JUSTIFICATIVA:

O mundo vive um acelerado processo de envelhecimento na medida em que cresce a expectativa de vida e decresce o número de nascimento, principalmente nos países em desenvolvimento. Assim como nos outros países, há no Brasil uma visível tendência de alteração na disposição da faixa etária da população. Na década de 1940, os jovens com menos de 15 anos compunham 42% da população brasileira enquanto a população idosa representava aproximadamente 2,5%. Entre os anos de 1960 a 1975, a população idosa passou de 3 milhões para 7 milhões, em 2006 chegou a 17 milhões, ou seja, em 46 anos a população idosa cresceu 600%  (Veras, 2007). Segundo o IBGE, o Censo populacional realizado em 2010 demonstrou que a população de jovens se reduziu a 24% do total, enquanto a população idosa passou a representar 10,8% da população brasileira, aproximadamente 21 milhões de pessoas possuem 60 anos ou mais. No atual quadro demográfico, o crescimento da população idosa que vive em condições precárias fomenta a criação de planos e estratégias para ofertar a este segmento populacional condições adequadas de subsistência e cuidados específicos. 

Segundo Minayo (2002),

O Brasil dobrou o nível de esperança de vida ao nascer em relativamente poucas décadas, numa velocidade muito maior que os países europeus, os quais levaram cerca de 140 anos para envelhecer. Para se ter ideia do que isso significa, a esperança de vida ao nascer dos brasileiros era de 33,7 anos em 1900; 43, em 1950; 65, em 1990; chega quase a 70 anos na entrada do novo século; e prevê-se que ultrapasse os 75 anos em 2025. De 1950 a 2025 terá crescido 15 vezes. (MINAYO, 2002, p. 12).

Os fatores que ditam o envelhecimento populacional de um país são basicamente determinados pela variação de suas taxas de fertilidade e de mortalidade. Para termos o envelhecimento de uma população é necessário que primeiro haja um declínio na fertilidade; um número menor de nascimentos consequentemente diminui proporcionalmente o número de jovens nesta população, se há uma redução na taxa

de mortalidade combinado com um aumento na expectativa de vida desta população, a evolução do envelhecimento desta população fica ainda mais evidente. Do ponto de vista demográfico, segundo Carvalho e Andrade, (2000, p. 82), no plano individual envelhecer significa aumentar o número de anos vividos. No Brasil o processo de envelhecimento populacional iniciou-se em meados dos anos 1960, quando a taxa de fecundidade, que era de 6,6 filhos por mulher iniciou uma curva decrescente, chegando ao ano de 2010 com uma taxa de aproximadamente 1,90 filhos por mulher, uma redução de aproximadamente 70%; em contra partida a expectativa de vida teve um aumento de 25 anos, chegando a 73,2 anos em 2010 (IBGE 2012). 

Em 2030, de acordo com as projeções, o número de idosos já superará o de crianças e adolescentes (menores de 15 anos de idade), em cerca de 4 milhões, diferença essa que aumenta para 35,8 milhões, em 2050 (64,1milhões contra 28,3 milhões, respectivamente). Nesse ano, os idosos representarão 28,8% contra 13,1% de crianças e adolescentes no total da população (IBGE, 2009, s/p).

O crescimento da população idosa provoca um aumento das demandas sociais nesta parcela da sociedade e representam um desafio econômico, político e social, e em conjunto com a ausência de políticas públicas dirigidas a esta realidade causam uma preocupação em todas as parcelas da sociedade, que sofre este processo nos dias atuais.

Este trabalho aborda a questão do envelhecimento da população brasileira, a qualidade de vida e as condições da saúde ofertadas para os idosos no município de Nilópolis, estado do Rio de Janeiro. O envelhecimento é um fenômeno mundial, é um processo natural que todos nós (pelo menos esta é a expectativa) passaremos por ele. O ideal é que vivamos esta etapa com uma boa qualidade de vida: saúde, segurança e assistência social. Inicialmente analisaremos as causas da queda na taxa de crescimento populacional no Brasil, o declínio da população jovem e o crescimento da população idosa, a redução no número de filhos por mulher e o aumento na expectativa de vida do brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com