TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPREENSÃO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DEYZI VALENTIN DA SILVA

A COMPREENSÃO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL

[pic 4]

Cacoal

2013

DEYZI VALENTIN DA SILVA

A COMPREENSÃO DO ENVELHECIMENTO PUPOLACIONAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Trabalho Proficional, Politica Social II, Políticas Públicas da Família, Metodologia da Pesquisa, Direito e Legislação Social]. professores: Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Maria Angela Santini, Valquiria APª. Dias Caprioli, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistule

[pic 5]

Cacoal

2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................04

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................09

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Envelhecer é um processo normal e gradativo, é uma etapa da vida que ocorre modificações fisiológica, bioquímicas e psicológicas em conseqüências do tempo, onde acontecem manifestações do ciclo da vida, que se caracterizam pela perda da capacidade da adaptação que influencia na maneira decisiva da vida do idoso.

O processo de envelhecimento é prática de atividades físicas, que farão as pessoas cheguem à terceira idade com maior tranqüilidade. O controle das doenças representa um resultado bastante favorável, principalmente no que se refere as doenças degenerativas. Uma boa qualidade de vida na velhice tem relação direta com a existência de condições ambientais que permitem aos idosos desempenhar comportamentos biológicos, sociais, e psicológicos adaptativos. Devido o processo natural do envelhecimento está associado a importantes alterações estruturais e funcionais, é importante uma maior atenção nos cuidados primários relacionados à saúde, pois o índice de internações de pessoas idosas cresce de maneira desordenada.

A sociedade passa por grandes modificações, tecnológicas no meio da comunicação bombardeiam com idéias novas e dadas da vida e cada vez mais agitadas, as horas parecem correr, condições econômicas são mais difíceis, principalmente porque vivem mais e tudo isso exige uma adaptação, que nem sempre o idoso consegue, fazendo com que enfrente grandes problemas sociais. Envelhecer saudável significa uma atenção redobrada de um conjunto de fatores que compõem o dia-dia do idoso. Por isso temos que discutir a questão social do idoso no Brasil considerando os aspectos demográficos e epidemiológicos, aspectos psicossociais lembrando-se da aposentadoria, a importância da família e as relações pessoais. A grande dificuldade e preocupação do governo e com esse aumento de idosos, foi criado pelo governo à política do idoso que esta engatinhando mais e começo para um país que cada vez mais precisa de jovem. A política publica do idoso existe no Brasil mais não tem a eficácia correta dos países desenvolvidos, por falta de desenvolvimento em conjunto não e possível ainda falar que o Brasil tem uma política do idoso correta.

  1. DESENVOLVIMENTO

O processo de envelhecimento compreende como o inicio da vida humana em sociedade, pois a partir de quando nascemos temos um longo processo de aprendizagem; todo nosso corpo também passa por um percurso de amadurecimento emocional,fisiologico e tantos outros funcionamentos na vida cotidiana. A população idosa vem crescendo não só no brasil e sim mundialmente; vem em uma proporção muito grande onde muitos paises em desenvolvimento isso ocorre de maneira muito rápida sem uma digna qualidade de vida, pois a mesma não tem uma política pública devidamente preparada para esse crescimento de idosos, afetando toda a economia onde os gastos são maiores em todo o tipo de funcionabilidade no país, onde muitos são aposentados por idade trazendo preocupação para o INSS para a folha de pagamento, obrigando então o governo a tirar fundos de outras reservas.

Entrelaçando a saúde que não tem uma maneira correta de atendimento fazendo com que a taxa de mortalidade cresça sem a estrutura familiar muitas vezes dependente daquele idoso envelhecido por lutas e batalhas da vida, é preciso trazer idosos com respeito de maneira que eles mereçam a evolução brasileira e ocorre por quem trabalhou e trabalha para o brasil crescer, nada é para sempre todos vamos continuar a envelhecer é natural da vida, precisa sim criar política de saúde voltada e recriada formulando uma realidades renovadas, entonizando e mostrando relidades criativas para as formas corretas de tratamento ao idoso.

O envelhecer depende muito dos hábitos de alimentação e poder aquisitivo, local onde se vive isso afeta na probabilidade de chegar a terceira idade e são tantos os aspecto afetados por quantidade de idosos quanto mais cresce o número de idosos mais se gasta com a saúde e a aposentadoria mudando também a organização familiar, a perspectiva de vida no brasil aumentou apartir da década de 60, vivia-se em média 51 anos atualmente uma pessoa vive 73 anos. A lei orgânica da assistência social – LOAS N° 8742 , de 7 de dezembro 1993 todo cidadão tem direito a assistencia social é dever do estado que preve os minimos sociais para a garantia de atendimento as necessidades básicas.

O envelhecimento no brasil é uma realidade irreversivél isto no futuro próximo;precisando fazer um mapa demográfico onde se concentra a maior parte de idosos para se estudar uma politica correta para atender esta demanda que chaga  há 15% da população brasileira nos tempos atuais precisando então criar novos recursos voltados para os idosos do nosso brasil.

Em 50 anos, percentual de idosos mais que dobra no Brasil

Em 1960, 3,3 milhões tinham mais de 60 anos; em 2010, eram 20,5 milhões.
G1 mostra evolução da pirâmide etária no Brasil em 1960, 2000 e 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (209.9 Kb)   docx (70.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com