TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O aumento da população idosa no Brasil consequentemente processo de envelhecimento Unopar

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Essa produção textual diz respeito ao processo de envelhecimento, tendo como principal temática  “O Aumento da população Idosa no Brasil e o consequente processo de envelhecimento”, informando assim a importância de se viabilizar e debater a respeito dessa classe populacional brasileira que enfrenta dificuldades e problemática com relação a sua inserção na sociedade todos os dias.

Vítimas de preconceito e piadas vindas do “        velho fobia”, os idosos costumam ser discriminados quando chegar à determinada idade por muitas vezes mostrarem-se cada vez mais frágeis e com capacidades limitadas de acordo com sua idade avança. Porém, tal tratamento não é motivo para que retire o direito político e social de tais indivíduos dentro da sociedade.

Por esse motivo, essa produção textual visa justamente promover um debate a respeito do papel dessas pessoas e de como as mesmas devem ser enxergadas e terem suas problemáticas enfrentadas pelo Estado dentro do Brasil atualmente. Desta forma, é preciso se estudar as formas as quais as políticas públicas e o Estado de forma geral podem auxiliar a vida que os idosos estão levando dentro da sociedade.

Desta forma, é possível se concluir que o texto busca justamente dissertar a respeito das problemáticas envolvendo o envelhecimento e como é muito importante buscar formas de se promover a inserção do idoso dentro da sociedade de forma justa, assim como promover o direito social e o direito político que o mesmo tempo de exercer dentro da democracia brasileira.

Logo, essa produção textual busca apresentar essas temáticas da melhor forma possível apresentando possíveis saídas e alternativas que podem ser tomadas dentro da sociedade para que os idosos possam se expressar e tenham uma velhice de qualidade, com acesso a todos os seus direitos e acesso a uma saúde qualitativa.

  1. DESENVOLVIMENTO

Com relação a envelhecimento, é interessante evidenciar que este é um fator natural do desenvolvimento humano não devendo necessariamente ser debatida de uma forma negativa, tendo em vista o preconceito que idosos já sofrem no cotidiano com o nomeado “velho fobia”. Ao retratar essa temática, é preciso se pensar em políticas públicas que viabilizem a inserção social dos idosos, afinal muitas vezes o seu direito e a sua voz dentro da democracia são silenciadas.

É preciso se refletir sobre as formas as quais os idosos estão sendo vistos e tratados dentro do Brasil e também do mundo, tendo em vista que o índice de envelhecimento brasileiro mostra-se cada dia maior.  Neste sentido, um estudo citado por Chaimowicz (1987), trouxe a informação de que sob um inquérito domiciliar foi percebido 1.602 idosos com idade superior a 60 anos dentro do município de São Paulo onde 14% apresentavam doenças crônicas.

Por esse motivo, é interessante se pensar em políticas públicas que venham auxiliares em quatro áreas nas quais o idoso está constantemente inserido, sendo elas:

I-Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento

II-Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas

III-Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa

IV-Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem

Com relação a Área de Ação I, pode-se ter uma promoção de publicidades com caráter de conscientização, voltados para a compreensão do papel do idoso dentro da sociedade e a importância de sua proteção perante aos preconceitos e a exclusão social sofrida por essa classe diariamente.

No que diz respeito à Área de Ação 2, a criação de programas ou eventos voltados exclusivamente para os idosos irá promover uma socialização entre eles e também um avanço em suas capacidades, proporcionando assim a chance de uma conversa, debate e aprofundamento em temáticas de interesse dos idosos.

A Área de Ação III, por sua vez, mostra a necessidade de ampliar os cuidados com os idosos dentro da Unidade Básica de Saúde. Logo, elaborar um setor responsável somente pelo idoso seria uma proposta fundamental para que assim o profissional seja especializado e treinado para cuidar e atender somente essas pessoas.

Por fim, com relação à Área de Ação IV, uma política pública muito interessante é justamente promover palestras e encontros rotineiros com classes idosas para assim entrar em contato e informar sobre a importância de se ter um cuidado sempre avanço com relação à saúde.

Além disso, é interessante evidenciar que com relação ao processo de envelhecimento, as mudanças fisiológicas e também a prevalência de doenças crônicas nessa população, os profissionais da gerontologia devem se preparar para situações em que o atendimento será feito em medidas urgências e também emergências em potencial que sempre surgem no cotidiano hospitalar.

Sendo assim, toda essa equipe hospitalar pode se preparar com um levantamento de dados a respeito de quantas ocorrências de urgências e emergências ocorrem semanalmente ou mensalmente voltadas para a classe idosa Além disso, é interessante saber quais os maiores problemas enfrentados e atendidos por essa Rede Hospitalar e quantos profissionais geralmente são necessários, para que assim a equipe possa estruturar um plano mais elaborado de como deverá ocorrer esse atendimento, tendo em vista que é muito mais fácil se elaborar um atendimento melhor após mapa essas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com