TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Popularizando o crescimento da economia no campo dos serviços de alimentação fora do lar, fast food

Trabalho acadêmico: Popularizando o crescimento da economia no campo dos serviços de alimentação fora do lar, fast food. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo divulgar o crescimento da economia no ramo de atividade de serviços de refeições fora do lar, conhecido também como fast food. Este tipo de serviço vem aumentando cada vez mais, em virtude do aumento da população que cresce a cada ano, pela demanda do mercado de trabalho e pelo poder aquisitivo econômico da população.

O tempo se tornou escasso devido à vida agitada no dia-a-dia das pessoas, desta maneira se fez necessária aproveitá-lo da melhor forma possível. O hábito de comer fora de casa se tornou indispensável, principalmente com a entrada da mulher no mercado de trabalho, elas deixaram seus lares e partiram para uma tarefa que até algumas décadas atrás seria apenas para os homens.

Diante deste fato, o mercado de refeições rápidas teve uma excelente oportunidade de expansão, que alavancou o setor neste ramo de atividade suprindo assim as necessidades da população.

2 DESENVOLVIMENTO

Com objetivo em atender a grande demanda que aumenta a cada ano no setor, rapidamente os empreendedores perceberam que o caminho para um bom negócio seria constituir empresas no ramo de restaurantes de fast food, as famosas franquias, que estão espalhadas por todo o Brasil, tendo a região sudeste como referencia no setor.

Estas redes de fast food se instalaram principalmente em shopping centers que são os grandes parceiros do negócio e locais onde se concentram números elevados de pessoas.

Muitas destas pessoas que durante a semana não fazem uso dos restaurantes fast food, tem como habito utiliza-lo nos finais de semana, levando a família para um momento de lazer e descontração, uma prática que até pouco tempo atrás era feito apenas por uma parte da população, aquela com um poder aquisitivo mais elevado, hoje já está ao alcance de várias classes sociais.

2.1 Descrição do Ramo de Negocio

O significado da palavra fast food é o mesmo que “comida rápida”, sendo definido como serviços que tem como característica o preparo das refeições para consumo rápido, com ou sem serviço completo. O ramo de negócios é fornecido principalmente pelas empresas de franchinsing, que garante uma baixa margem de riscos de falência ou concordata.

Com o aumento da demanda no setor, houve o surgimento de varias franquias especializadas e capacitadas para atender o mercado, estas franquias se tornaram uma ótima oportunidade para se iniciar um bom negócio ou ampliar os lucros para quem já fazia parte do ramo alimentício.

Com tantos tipos de restaurantes que proporcionam os mais variados tipos de alimentos, tais como; comida japonesa, italiana, mexicana, chinesa, entre outras, o grande desafio neste ramo de negócio é conseguir unir a praticidade que o serviço oferece com a qualidade alimentar, ou seja, não apenas vender o alimento, mas também, oferecer uma alimentação saudável, pois as pessoas estão procurando cada vez mais unir saúde ao sabor e buscar alimentos balanceados.

O gráfico abaixo aponta o crescimento nos gastos das famílias brasileiras com alimentação fora do lar:

2.2 Informações Sobre o Mercado

Através do gráfico abaixo, podemos observar que houve um forte crescimento nas vendas por dia, as pessoas aprovam cada vez mais esta opção rápida e prática, servindo não apenas aqueles que têm o seu dia corrido e precisam ganhar tempo em tudo que fazem, mas também aqueles que querem incorporar a alimentação ao seu momento de lazer.

Descrição de vendas e expectativas para o próximo ano:

A região sudeste é considerada mais populosa e gastronômica, devido o grande fluxo de pessoas que transitam vinte quatro horas por dia, devido a essa grande circulação de pessoas, o consumo com refeições fora do lar aponta um orçamento de trinta por cento da renda familiar mensal, além de proporcionar economicamente uma cadeia de empregos para a sociedade em que nela mora e ainda aquece a economia do estado.

Segundo estatísticas, no estado de São Paulo está em curso a uma guerra não declarada entre as redes de fast food e restaurantes que pode se espalhar por todo Brasil. Uma disputa acirrada para conquistar um pedaço do M2 para abrir uma porta, principalmente onde se concentram grande numero de pessoas. Uma das principais redes de franquias fechou o ano de 2012 com o maior numero de novas lojas registradas na ultima década.

Os principais investidores neste ramo de negócios são: McDonald´s, Bob´s, Burger King, Subway, entre outras. A novidade são as lojas expressas, menor fisicamente, mas que estão sendo inseridas em postos de combustíveis e estacionamento de hipermercados, com menos custos aos franqueados, principalmente na região sudeste, onde se concentram os estados que trabalham praticamente vinte e quatro horas por dia.

Devido a grande expansão e demanda por serviços de alimentação de fast food, o numero de estabelecimento cresceu em média dois por cento ao ano, conforme aponta o gráfico abaixo:

2.3 Custo de Produção

Com objetivo básico de melhores resultados, quando realiza se uma análise sobre as atividades produtivas de uma empresa, é necessário levar em consideração alguns aspectos essenciais no custo de produção e lucro, tais como: aluguel de ponto, custo com mão de obra, capital de giro, taxas, impostos entre outros.

Os custos para aquisição ou abertura de uma franquia de fast food pode variar de acordo com o tipo de alimento, marca a ser adquirida e localização.

Seja qual for à situação, uma empresa tem como objetivo a redução de custos com melhores resultados, essa empresa estará em uma situação denominada à de equilíbrio.

Os custos totais de produção (CT) são divididos em custos variáveis totais (CVT) e custos fixos totais (CFT): CT = CVT + CFC

Custos variáveis totais (CVT): parcela dos custos totais que depende da produção, e por isso muda com a variação do volume de produção. Representam as despesas realizadas com os fatores variáveis de produção, também conhecidos como custos diretos.

Custos fixos totais (CFT): corresponde a parcela dos custos totais que independente da variação na produção da empresa. São decorrentes dos gastos com os fatores fixos de produção, também são chamados de custos indiretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com