TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que os metais dão uma sensação de frio mesmo à temperatura ambiente?

Tese: Por que os metais dão uma sensação de frio mesmo à temperatura ambiente?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

25- Por que os metais dão a sensação de frio ainda que estejam na temperatura ambiente?

Porque a sensação de frio ou quente depende da condutividade térmica do objeto tocado. A nossa sensação de frio ou calor é o fluxo de calor do corpo para o ambiente ou vice-versa. Quando se toca em um objeto mal condutor de calor, há pouca passagem de calor da pele para o objeto (considerando que a pele está mais quente que o objeto). Além disso, a temperatura da pele se iguala rapidamente à temperatura da superfície tocada. Pele e superfície do objeto rapidamente chegam à mesma temperatura, pois o objeto é mal condutor de calor e segura em sua superfície o calor recebido. Quando se toca um objeto bom condutor de calor (como é o caso dos metais), há passagem de grande quantidade de calor da pele para o objeto (considerando que a pele está mais quente que o objeto). O fluxo é contínuo, pois o calor que chega da pele à superfície do objeto condutor é conduzido para todo o objeto. Assim, a temperatura da pele só iguala à temperatura do objeto quando todo o objeto estiver na mesma temperatura que a pele, o que demora certo tempo. Durante esse tempo, a superfície do objeto continua com a temperatura menor que a da pele, passando-nos sensação de frio. Ocorre processo semelhante se os objetos tocados estiverem mais quentes que a pele.

26- Defina os termos:

a- rede: Uma rede espacial é um arranjo infinito, tridimensional de pontos, em que cada ponto tem vizinhanças idênticas. Esses pontos são chamados pontos ou nós da rede. Os pontos da rede podem ser arranjados de 14 modos diferentes, chamados de redes de Bravais. Cada ponto em uma rede coincide coma posição de um átomo.

b- célula unitária: Uma célula unitária é a menor parte do cristal que contém as suas características.

c- estrutura cristalina: A estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedades que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou moléculas que o constituem.

27- Diferencie materiais cristalinos de materiais não cristalinos( amorfo) em termos de arranjo atômico.

Material amorfo é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atómicos), como os sólidos regulares. É geralmente aceito como o oposto de estrutura cristalina, isto porque nas estruturas cristalinas exista a ordenação de átomos e moléculas que a constituem (WIKIPÉDIA, Estrutura Cristalina; Sólido amorfo).

28- Quais são as estruturas cristalinas mais comuns encontradas nos materiais metálicos?

Cúbica de corpo centrado (CCC), cúbica de face centrado (CFC) e hexagonal compacta.

29- O que é fator de empacotamento?

É um índice que varia de zero a um e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida. Tem como objetivo informar quantos átomos podem ser organizados numa estrutura cristalina e determinar a qualidade no empilhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com