TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Estagio em Serviço Social

Por:   •  30/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

  UNIVERSIDADE PITAGORAS UNOPAR

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 6º PERÍODO

OFICINAS COM FAMÍLIAS E AÇÕES COMUNITÁRIAS REALIZADAS NO CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL

URUÇUÍ-PI

2019

FRANCINETE DA SILVA FERREIRA DANTAS

OFICINAS COM FAMÍLIAS E AÇÕES COMUNITÁRIAS REALIZADAS NO CRAS – CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL

Projeto de Intervenção da universidade Pitágoras Unopar para obtenção de nota da disciplina Estágio Curricular Obrigatório II, tendo como orientador de campo o assistente social Janilo Gabriel Batista Silva Guimarães.

URUÇUÍ-PI

2019

IDENTIFICAÇÃO

Nome do projeto: Oficinas com famílias e ações comunitárias realizadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

ESTAGIÁRIA:

Francinete da Silva Ferreira Dantas

DISCIPLINA:

Estágio Curricular Obrigatório II

CAMPO DE ESTÁGIO:

CRAS II – Centro de Referência de Assistência Social

ENDEREÇO:

Rua 19 s/nº Bairro São Félix

SUPERVISOR DE CAMPO:

Janilo Gabriel Batista Silva Guimarães CRESS:7332 – 2º região

PERÍODO DE ESTÁGIO:

05/08/2019 a25/09/2019

  1. APRESENTAÇÃO

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma instituição pública estatal de base territorial, responsável por desenvolver as políticas de proteção social básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O CRAS tem o papel fundamental de ofertar ações, programas, projetos e atividades que estimulem a convivência familiar e comunitária, bem como, o fortalecimento dos vínculos entre a população socialmente vulnerável.

Esta instituição social possui como eixo basilar no desenvolvimento de ações estratégicas, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O primeiro tem o objetivo de ofertar ações e atividades que de fato incluam as famílias nos programas existentes na instituição e promovam o fortalecimento dos vínculos da família.

O CRAS tem como objetivo trabalhar a prevenção de fragilidade ou ruptura dos vínculos familiares, e se destina às famílias em situação de pobreza ou aqueles que não têm nenhum acesso aos serviços públicos ou ainda aquelas pessoas com fragilidades nos relacionamentos familiares ou comunitários. O CRAS também tem a função de facilitar o acesso aos seus direitos e a possibilidade de alcançá-los de forma descentralizadas, fazendo assim com que todos tenham os mesmos direitos sem distinção de raça, cor ou classe social. É colocar ao alcance da população vulnerável as orientações necessárias para que consigam cada vez mais exercer os seus direitos.

 O estágio, será o meio de expansão de conhecimento e debates com finalidade de mostrar a importância das ações comunitárias e os benefícios que promove a sociedade.

A participação do projeto de intervenção se dará através dos grupos existentes dentro do Centro de Assistência Social. Diante disso, é importante dizer que, é obrigatório que qualquer CRAS, faça a oferta do serviço PAIF, pois a existência dele está totalmente ligada ao funcionamento desse serviço.  Por tanto a ação comunitária será desenvolvida tendo como foco principal o engajamento familiar e o fortalecimento dos vínculos entre os moradores, além de aproveitar a oportunidade para tirar dúvidas sobre atualização de cadastro nos programas sociais. Segundo o assistente social Janilo Gabriel, essas ações comunitárias promovem mudanças nas famílias, eles se sentem acolhidos e agradecidos, para muitos é o único lazer que participam e que para a equipe também é gratificante ver o sorriso no rosto de cada um.

Segundo apresentação de comunidade Guareschi (1996, p 95) apud Zanella aborda a descrição marxista.

Para Marx, comunidade é um tipo de vida em sociedade “onde todos são chamados pelo nome”. Esse “ser chamado pelo nome” significa uma vivencia em sociedade onde a pessoa, além de manter sua identidade e singularidade, tem possibilidade de participar, de dizer sua opinião, de manifestar se pensamento, de ser alguém.

Conforme o autor, é na comunidade que se tem a possibilidade de novas vivencias, trocas de conhecimentos e até mesmo aprendizado, pois é na troca de experiências que se adquirem novos conhecimentos.

  1. JUSTIFICATIVA

A ação comunitária tem a finalidade de mobilizar a participação dos usuários, com intuito de orientação e conscientização, tanto no que diz respeito a seus direitos quanto nas orientações de atividades presentes e disponibilizadas no CRAS, para que possam ser inseridos de maneira não obrigatória aos programas e serviços que possam melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

O Programa de Atenção a Família é um programa desenvolvido pelo CRAS – Centro de Referência da Assistência Social que tem a função de informar e orientar serviços de Assistência Social, encaminhamento a outras políticas, promoção de acesso a renda, acompanhamento sócio familiar. As ações desenvolvidas pelo PAIF são visitas domiciliares, atendimento psicossocial, grupos de convivência para adolescentes, entre outros. O CRAS desempenha papel central no território onde se localiza, com função exclusiva de trabalho social com famílias por meio do PAIF.

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com finalidade de fortalecer a função protetiva da família prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de caráter preventivo, protetivo e proativo. O Serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS (Tipificação Nacional de Serviços Soco assistenciais). (SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (271.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com