TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 5 Semestre CC Unopar

Ensaios: Portifolio 5 Semestre CC Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  6.460 Palavras (26 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 26

1. Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma

indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.

1ª ETAPA – A importância da formação de preços para as empresas comerciais

De maneira simples, preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga para adquirir um produto e que a empresa recebe em troca da venda desse produto. Determinar o preço de venda torna-se tarefa extremamente importante e constitui-se uma das peças fundamentais do planejamento empresarial, pois proporcionará rentabilidade, competitividade, crescimento e retorno do capital investido.

O preço é fator importante na decisão de compra, pois, em mercados competitivos, cliente considera seu desembolso financeiro altamente relevante.

Mas não só o preço é importante. Na compra de um produto, o cliente leva em consideração a qualidade, a disponibilidade, a assistência técnica, a entrega e é influenciado por anúncios feitos por lojistas e fabricantes.

Isso quer dizer que o preço deve ser compatível com as exigências do mercado, bem como o lucro que a empresa deseja obter e com a garantia da sobrevivência do negócio.

Para saber quais são as exigências de mercado, é preciso conhecer o produto, o ponto comercial, a promoção/comunicação entre a empresa e o mercado e o preço (que detalharemos nas próximas seções deste manual). É o que chamamos de “composto de marketing” ou “composto mercadológico”.

Quanto ao produto, o cliente leva em consideração a qualidade, a marca, o design, a embalagem e os serviços agregados, entre outros. Existem clientes que preferem pagar um pouco mais em troca de um produto que apresente características melhores.

A disponibilização da mercadoria ao cliente é também outro fator importante na decisão

O que é e como fazer de compra.

O ponto comercial, a localização da loja e o layout (disposição e arrumação física da empresa e das mercadorias) são fatores importantes. Alguns clientes, muitas vezes, deixam de aproveitar boas ofertas em virtude de terem de percorrer longas distâncias para adquirir o produto. Outro fator do composto de marketing é a promoção/comunicação com o mercado. Quando uma empresa comercial comunica-se de maneira eficiente com o seu cliente, consegue persuadi-lo a dar preferência para sua marca em detrimento de outra boa oferta.

O último fator é o preço, que vai além do valor que é cobrado por um produto.

Consideram-se também como preço os descontos concedidos, os prazos dados pelos varejistas, as condições de pagamentos (cheques pré-datados, cartões de crédito e de débito, crediários, financeiras, etc). Verifica-se com frequência que determinadas empresas comerciais oferecem preços acima dos de mercado, mas os clientes as preferem em virtude das condições de pagamento mais favoráveis à compra.

Aliado ao composto mercadológico, outros fatores farão com que seus clientes comprem sua mercadoria, tais como: marca, logística, atendimento, entrega, inovação e nível de serviço agregado, entre outros. Eles levarão sua empresa a sobressair perante a concorrência e seus clientes a optarem por seus produtos.

Como visto, não só o preço fará com que o consumidor se decida pela compra de determinada mercadoria, mas um conjunto de fatores.

Saber formular o preço de forma correta certamente vai aumentar em muito a competitividade de sua empresa, mas não se pode levar apenas ele em consideração, é fundamental que você acompanhe o que está ocorrendo no mercado.

Preço tem que buscar o equilíbrio entre os fatores internos e externos relativos a sua empresa de forma a lhe proporcionar o lucro desejado.

Fique de olho

O estabelecimento comercial do Sr. Manoel está localizado em um bairro de classe média e média baixa de Belo Horizonte-MG. Há dez anos no mercado, vem atendendo a sua clientela sempre com muita cortesia, mas sem se preocupar com inovações de mercado.

Adota sempre a mesma política: ter produtos de época com preços baixos, poi tem a convicção de que seus clientes, por serem pessoas simples, não buscam produtos diferentes, fora de época.

Sr. Manoel, porém, não estava percebendo que sua clientela também gostava de consumir novos produtos e comprar produtos fora da época de safra. Muitas vezes, mesmo os clientes mais simples não se importam de pagar mais por um produto, desde que este venha a atender à satisfação de uma necessidade ou desejo.

O filho do Sr. Manoel, Joaquim, estava se formando em Gestão de Negócios,

após ter cursado o ensino médio técnico em Gestão de Empresas, e oferece

algumas ideias para o pai, que estava propenso a investir no garoto, convincente e idealizador.

Foi através das ideias de Joaquim que o empreendimento começou a mudar seu perfil; um novo conceito estava sendo implementado, com maior espaço físico, mais variedade de produtos, novos controles gerenciais e preços competitivos.

EXTERNO

P R E Ç O $

L U C R O $

INTERNO

CONCORRÊNCIA

VALOR PARA O

CLIENTE

CUSTO

Exemplo

18

Era necessário também inovar no sistema de comercialização das mercadorias, redesenhar a política de crédito e preços, reduzir perdas. Ideias e ideais não faltavam, e o Sr. Manoel se encontrava emocionado com a revolução que estavam implantando. Os clientes elogiavam e podia-se verificar a curiosidade se refletir no aumento das vendas. Destinaram um setor específico para produtos de sacolão e diversos outros setores, como petiscos, bebidas, padaria, limpeza, higiene e produtos de açougue.

Os preços foram realinhados e, para cada setor, conforme suas especificidades, eram calculados em função dos custos de compra das mercadorias e conforme a demanda dos clientes.

A empresa passou a trabalhar com diversas modalidades de pagamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com