TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio individual serviço social

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1. Resumo...............................................................................................................3

2. Introdução...........................................................................................................4

3.Desenvolvimento..................................................................................................5

4. Conclusão.......................................................................................................... 6

7. Referencias.........................................................................................................7


1 RESUMO

A produção textual a seguir , tem como objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos, sobre um dos problemas sociais que mais crescem no Brasil o uso do crack .

O uso do crack é um problema que deve ser enfrentado pela sociedade em conjunto com o poder público, para conscientizar as pessoas que este problema é mais grave do que parece, já que o mesmo não limita-se apenas ás grandes metrópoles .  

2 INTRODUÇÃO

A seguinte produção textual , tratará sobre o uso do crack ,uma epidemia que vem crescendo em uma proporção significativa ,tanto que já é considerado pelos estudiosos um problema social. Problema este , que não está presente apenas no Brasil , mas também em vários outros países .Sendo assim não deve ser  enfrentado apenas pelo poder público  e sim pela sociedade como um todo  para que juntos possam aplicar as politicas cabíveis voltadas a este problema.

 

3. DESENVOLVIMENTO

O uso do crack é um problema que atinge gravemente  a sociedade, pois o crack é umas das drogas mais devastadoras ,  que causa a dependência quase que instantânea de seus usuários . Diferentemente das outras drogas ilícitas que tem o efeito prolongado , o efeito do crack não supera os cinco minutos , por isso a dependência se dá mais rapidamente .

O crack já causa transtornos em grande parte do Brasil, e fica ainda mais evidente nas grandes metrópoles pela quantidade de pessoas . A cidade de São Paulo é um bom exemplo, pois atualmente é lá  que encontra-se a  maior cracolândia do pais.

Este grave problema de saúde publica causado pelas drogas ilícitas, principalmente pelo crack, não atinge apenas os familiares dos usuários , mas causa também um efeito negativo na sociedade , pois as cracolândias se estendem desde os grandes centros até os pequenos municípios .O principal obstáculo para o combate a este problema é o fato de os traficantes andarem com uma quantidade pequena de droga ,para o caso de serem apanhados pela policia não serem enquadrados no crime de trafico, e sim como usuários .É por este motivo que o combate a este mal não pode ficar restrito apenas ao poder publico , é  fundamental que a sociedade se envolva nesta luta através de campanhas , grupos de apoio, instituições entre outros .Precisamos dar um basta a esta epidemia o mais rápido possível .Mas para isto acontecer é preciso a compreensão e o comprometimento de todos para conseguirmos atingir este objetivo .O serviço social tem um papel importante nesta luta ,atuando através de mecanismos de apoio ,criados com o objetivo de auxiliar os familiares dos dependentes químicos .

Os efeitos desta droga tão agressiva nos usuários variam desde emocionais aos danos físicos. Pois os usuários largam tudo e todos para usar a droga , em função de seu efeito ser tão curto as pessoas tem que usar várias vezes por dia para satisfazer a sua necessidade .Este processo contribui para o afastamento do individuo de seus familiares e amigos .

O papel da família é importantíssimo em todas as fases do processo terapêutico do dependente , porem fundamental no inicio  do tratamento onde o paciente não percebe que o que acontece com ele é decorrente de uma doença sendo que para este alucinações e delírios são reais ,dizer para o paciente que tudo não passa de sua imaginação não resolve, pelo contrário só aumenta a resistência ao tratamento . A família precisa passar confiança para o paciente , estimula-lo na aceitação de sua doença fazendo com que o mesmo aceite o tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com