TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica 18

Ensaios: Pratica 18. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  8.879 Palavras (36 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 36

1º Ano

Nomes: __________________________

__________________________

__________________________

__________________________

Autores: Adalberto Alves da Silva e Elise Marques Freire Cunha

Adaptações: Tereza Bárbara Barboza Pereira

2013

Apresentação da disciplina Fundamentos de Química Experimental

A disciplina de Fundamentos de Química Experimental visa propiciar ao aluno de Química o conhecimento de alguns procedimentos experimentais em química, como observação científica e conhecimento de materiais utilizados no laboratório experimental, assim como algumas técnicas de caracterização de alguns compostos. Objetiva-se, também, demonstrar experimentalmente alguns conceitos teóricos que fundamentam a Química Experimental e a Química do cotidiano.

Vale destacar nesta apresentação que todas as operações realizadas em um procedimento experimental apresentam uma fundamentação conceitual que justificam as suas escolhas em detrimento a outros procedimentos semelhantes. Tais aspectos deverão ser amplamente explorados pelos alunos quando da elaboração dos relatórios.

A seguir, apresentamos algumas normas que irão reger a parte experimental da disciplina, para as quais os alunos deverão estar sempre atentos:

1. Para o bom andamento das experiências, o aluno deve ler com antecedência a apostila ou o protocolo entregue pelo professor antes de entrar no laboratório, a fim de saber o que será feito e assim acompanhar a explicação que será dada pelo professor.

2. Será exigida do grupo a pesquisa antecipada das características dos reagentes, caso haja alguns especificados nos materiais e reagentes. Esta pesquisa também deverá fazer parte do relatório como será mostrado adiante.

3. Alguns experimentos poderão ser realizados em laboratório em conjunto com informações teóricas explanadas pelo professor sem a necessidade de separação de aulas teóricas e práticas.

4. Grupos de 4 alunos: os alunos deverão formar grupos já na primeira aula. As composições dos grupos serão mantidas até o final de cada etapa, salvo algumas implicações que possam surgir durante as práticas.

5. Os relatórios de uma dada prática de laboratório serão entregados à professora antes do início da próxima aula.

6. Será exigido de cada grupo das práticas do laboratório, um caderno de anotações práticas contendo um breve resumo do que foi realizado na prática. A não apresentação do caderno de anotações das aulas práticas resultará no desconto de 1,0 ponto da nota no relatório do grupo.

7. Relatórios: serão elaborados relatórios para descrever as observações e resultados das experiências realizadas.

7.1. Cada grupo irá entregar um único relatório, no qual deverá constar somente o nome dos alunos que estiveram presentes na realização do experimento.

7.2. Todos os relatórios deverão ser digitados e entregues até a data da próxima aula prática do grupo ou na data estipulada pelo professor. Atenção: não serão aceitos relatórios atrasados; considera-se o compromisso dos componentes do grupo para confecção e entrega dentro do prazo previsto. Isto visa valorizar os alunos que se empenham no cumprimento dos prazos estabelecidos.

7.3. Os relatórios deverão ser confeccionados de maneira concisa e objetiva. Adiante, é feita uma explicação detalhada de como o relatório deve ser elaborado e organizado.

8. Início das aulas de laboratório (atraso): A aula terá início, no horário estabelecido, com uma breve explicação, pelo professor, do experimento a ser realizado. Será tolerado um atraso máximo de 10 minutos por parte do aluno, o qual deverá entrar no laboratório já vestindo o jaleco e de maneira discreta a fim de não perturbar o andamento da aula.

9. Atestados: alunos que não comparecerem às práticas terá prazo de, no máximo 48 horas, para apresentar atestado ou uma justificativa plausível à supervisão pedagógica. Mediante a apresentação do atestado ou justificativo, o aluno poderá participar do relatório da equipe, entretanto o professor solicitará ao aluno uma pesquisa voltada ao tema em estudo pela prática. A não entrega da pesquisa no prazo previsto pelo professor acarretará uma redução em 25% da nota do relatório para este aluno.

10. É OBRIGATÓRIO O USO DE JALECO DE MANGAS LONGAS. ÓCULOS DE SEGURANÇA, CABELOS PRESOS E LUVAS NAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO PODERÃO SER SOLICITADOS PELO PROFESSOR. NÃO SERÁ PERMITIDA, EM HIPÓTESE ALGUMA, A ENTRADA DO ALUNO QUE NÃO ESTIVER UTILIZANDO OS EPI´S SOLICITADOS (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL).

OBS 1: Não serão aceitos relatórios com atraso. Neste caso, será atribuída nota zero ao relatório.

Normas para a Elaboração dos Relatórios

Noções Gerais

O relatório de atividades deve em primeiro lugar, retratar o que foi realmente realizado no experimento, sendo de fundamental importância a apresentação de um documento bem ordenado e de fácil manuseio. Além disso, deve ser o mais sucinto possível e descrever as atividades experimentais realizadas, a base teórica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discussão, além da citação da bibliografia consultada.

O relatório deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lógica. Redija sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. a massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança.

Devem ser evitados expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos

(Não utilize em hipótese alguma adjetivo possesivo, como por exemplo, minha reação, meu banho, meu qualquer coisa). É bastante recomendável, efetuar uma revisão do relatório para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros no original.

Uma atenção especial deve ser dada aos termos técnicos, resultados, fórmulas e expressões matemáticas. As ilustrações (tabelas, fórmulas, gráficos) deverão vir na seqüência mais adequada ao entendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com