TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Precisão De Instrumentos Volumétricos

Ensaios: Precisão De Instrumentos Volumétricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE AULA LABORATORIAL

Trabalho apresentado para compor a nota parcial de primeira verificação de aprendizagem proposto aos alunos da Universidade Estadual de Goiás matriculados na disciplina Química Geral, sob a orientação da professora Franciele Queiroz Soares.

ANÁPOLIS

2011

Introdução

A medição, em todas as áreas do saber – é uma ferramenta de trabalho indispensável para a confirmação de um determinado resultado experimental. Na química, por exemplo, é responsável pelo grau de precisão daquilo que mais se aproxime do real.

Para que tenha maior exatidão em um experimento é imprescindível o conhecimento e uso adequado de recipientes volumétricos, bem como a sua limpeza, o seu manuseio e a forma correta de como lidar com eles, caso erros aconteçam.

Objetivo

Este relatório objetiva apresentar: importantes recipientes volumétricos e os níveis de precisão de cada um, para que fosse possível realizá-lo, foi utilizado um único fluido – água destilada, em uma mesma quantidade para cada etapa do processo.

1) Comparação entre proveta e béquer

Materiais:

• Balão de vidro

• Proveta de 50 ml

• Béquer de 100 ml

Método:

Com o auxílio do bastão de vidro, encher a proveta de 50 ml com água destilada, após esta etapa transferir o mesmo conteúdo para o Béquer de 100 ml.

Resultado:

Após cumprir todas as etapas do procedimento, verificou-se que a proveta apresentou maior grau de precisão do que o béquer, pois o menisco ficou inferior à medida de aferição. Já no béquer apresentou um volume superior a 50 ml, caracterizando assim uma menor precisão em relação à proveta.

2) Comparação entre proveta e balão volumétrico

Materiais:

• Balão de vidro

• Proveta de 100 ml

• Balão volumétrico de 100 ml

Método:

Com o auxílio do bastão de vidro, encher a proveta de 100 ml com água destilada, após esta etapa transferir o mesmo conteúdo para o Balão volumétrico de 100 ml, limpo e seco.

Resultado:

Após cumprir todas as etapas do procedimento, verificou-se que ao transferir o mesmo conteúdo da proveta para o balão volumétrico, este, apresentou maior grau de precisão do que a proveta e um volume inferior também, pois o menisco ficou inferior à medida de aferição, caracterizando assim uma maior precisão em relação à proveta.

3) Comparação entre Bureta e Béquer

Materiais:

• Bureta de 50 ml com suporte universal

• Béquer de 50 ml

• Béquer de 100 ml

Método:

Fixar a bureta de 50 ml no suporte universal e após fechar a torneira de controle de escoamento, colocar o béquer de 100 ml embaixo da bureta. Com o auxílio do béquer de 50 ml, encher a bureta com água destilada. Em seguida, encher a bureta com água destilada e acertar o menisco com o traço de aferição (zero). Realizar o escoamento e transferir o conteúdo da bureta para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com