TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais poluentes e consequências

Tese: Principais poluentes e consequências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

1.Introdução

Abordaremos os seguintes assuntos: As principais fontes poluidoras e consequências da Emanação Radioativa, as legislações para combater essa poluição e medidas de controle e as tecnologias atuais.

2.Definição

Radioatividade ou reação nuclear é a emanação de radiação do núcleo de átomos instáveis, decaimento, que se transmutam em outros elementos. Obs. As reações nucleares são de natureza diferente das reações químicas. Comparação entre os tipos de reações: químicas nucleares Conservam os elementos químicos Geralmente Transformam os elementos em outros A reatividade do elemento varia com o tipo de ligação Independe das ligações químicas que o elemento participa Isótopos têm propriedades químicas iguais Isótopos podem possuir propriedades nucleares muito diferentes Implicam em baixas variações de energia Implicam em altíssimas variações de energia.

3. As principais fontes Poluidoras e Consequências

A poluição nuclear é causada pela destinação incorreta ou vazamento de resíduos radioativos proveniente de diversas fontes que utilizam a energia nuclear, como, por exemplo: indústrias, medicina, testes nucleares, carvão, radônio, fosfato, petróleo, minerações, energia nuclear, acidentes radiológicos e acidentes nucleares.

Geralmente, elas podem ser geradas por fontes naturais (ex.: átomos instáveis em decaimento) ou por dispositivos desenvolvidos pelo homem (rádio AM, FM e forno de micro-ondas). Luz, micro-ondas, ondas de rádio AM e FM, laser, raios X e raios gama são as formas de radiação eletromagnéticas mais conhecidas. Já feixes de elétrons, feixes de prótons, partículas beta, partículas alfa e feixes de nêutrons são exemplos de radiação de partículas, ou seja, são radiações com massa, que podem originar de átomos de elementos químicos. Todos os elementos químicos naturais apresentam isótopos radioativos, que podem ser, também, naturais ou artificiais (criados pelo homem).

A radiação em excesso pode causar câncer, a multiplicação acelerada e desenfreada de células de certas regiões do corpo. Os efeitos biológicos da radiação são diversos, entre eles o desenvolvimento de tumores, leucemia, queda de cabelo, redução na expectativa de vida, indução à mutações genéticas, malformações fetais, lesões de pele, olhos, glândulas e órgãos do sistema reprodutivo.

4.Principais Elementos Radioativos

4.1-Rádio- O metal alcalino terroso rádio pertence à família 2A da tabela periódica, possui número atômico 88, massa atômica 226 e é um elemento químico de símbolo Ra, é extremamente radioativo. Foi descoberto em 1898 por Marrie Currie e Pierre Currie, após começarem a pesquisar o minério de urânio descobriram a presença do elemento, suas suspeitas confirmaram-se quando no ano de 1910, ao preparar uma solução de cloreto de rádio e passarem esta por eletrólise, isolaram o metal pela primeira vez, neste mesmo ano da descoberta do metal eles também descobriram o polônio.

4.2-Tório - é um metal de transição interna pertencente ao grupo 3 da tabela periódica. Possui número atômico 90 (prótons e elétrons), seu símbolo é Th e tem massa atômica ponderada igual a 232 (particularmente, o isótopo mais estável Th-232, é o único disponível na natureza e corresponde à 100% de abundância do elemento). Foi descoberto em 1829 em Estocolmo, Suécia, pelo químico Jons Jacob Berzelius (1779-1848).

O nome tório deriva do nome Thor que é o deus escandinavo da guerra. Mesmo que seja pouco intensa a sua atividade radioativa, a exposição ao tório livre pode acarretar danos, pois na cadeia de decaimento para radônio Rn-220 e chumbo Pb-208, alguns de seus isótopos são muito instáveis (emitem, portanto, algum tipo de radiação ionizante).

Caso esteja pulverizado e disperso no ar, a sua inalação aumenta o risco de contrair cânceres nos pulmões, pâncreas e sangue. Logo, necessita-se sempre de uma atmosfera ventilada para o trabalho com esse metal. Caso esteja pulverizado, ou sob forma de certas ligas, e contido em algum recipiente, ao entrar em contato com o ar, pode explodir violentamente (é extremamente pirofórico sob estas condições). fabricação dispositivos termoelétricos (lâmpadas incandescentes, lampiões a gás, filamentos de tungstênio em equipamentos eletrônicos) e células fotoelétricas.

4.3-Urânio- (homenagem ao planeta Urano), é um elemento químico de símbolo U e de massa atômica igual a 238 us, apresenta número atômico 92 (92 prótons e 92 elétrons), é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata, abundância comparável a do molibdênio e arsênio, porem quatro vezes menos abundantes que o tório. O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.

5.Tipos De Radioatividade

Raios alfa (a). De natureza eletro positiva e identificados como feixes de núcleos de hélio, os raios alfa são altamente energéticos e emitidos pelos elementos radioativos a milhares de quilômetros por segundo. São também chamados partículas alfa. Apesar de seu elevado conteúdo energético, possuem baixa penetrabilidade e são facilmente detidos por folhas de papel, de alumínio e de outros metais.

Raios beta (b). Também chamados de partículas beta, de carga negativa (b+, elétrons) ou positiva (b- , pósitrons), os raios beta são identificados como partículas de alta energia expelidas pelos núcleos de átomos radioativos. Essas partículas não são constituintes do núcleo, mas surgem durante o decaimento beta, quando o núcleo emite elétrons (ou pósitrons) ou captura um elétron orbital para adquirir estabilidade. As partículas betas possuem menor energia que as alfas, mas apresenta maior poder de penetração, razão pela qual ultrapassam a barreira das lâminas metálicas finas usadas para deter as partículas alfa. Para isolar a radiação beta, é necessário usar lâminas muito mais espessas.

Raios gama (g). Eletricamente neutros e constituídos de radiação eletromagnética (fótons) de frequência superior ao do espectro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com