TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Casos: Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

-A Importância dos Processos Administrativos.

As quatro funções básicas da administração consagradas por Henry Fayol no início do século XX, hoje denominadas: planejamento, organização, liderança e controle, permitem que a empresa alcance com sucesso todos os seus objetivos. Em resumo, a aplicação dessas funções é: O Planejamento permite ao administrador saber onde sua empresa estará em determinado tempo e como chegar lá. O principal objetivo do planejamento é identificar o impacto futuro causado pelas decisões tomadas.

A Organização aborda três principais conceitos, criar tarefas, agrupar tarefas e delegar responsabilidades para a realização das tarefas.

Liderança. Determinante para a eficácia organizacional, humana e técnica. O líder usa a influencia para motivar os colaboradores.

Controle, as principais atribuições são monitorar, corrigir e analisar as ações para que sigam conforme planejado.

Juntos, os quatro processos da administração, se realizados de maneira eficaz, efetiva e eficiente, ajudam diretamente no processo de consecução dos objetivos da empresa, dando assim sentido e concordância ao significado da Administração.

2-Qual importância do planejamento para as empresas?

Planejamento em todos os níveis e ramos de atividades é hoje fator fundamental para a inserção e continuidade de qualquer empresa ou negócio no mundo competitivo. Estamos vivendo a loucura do tempo; onde pessoas e empresas precisam competir para garantir espaço neste cenário turbulento da vida moderna.

3-A Importância do Planejamento Estratégico para as empresas.

O Planejamento estratégico deve ser precedido de uma análise minuciosa das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da organização, possibilitando uma visão holística de seus processos, pessoas, mercado, serviços, produtos e principalmente de seu diferencial competitivo face aos seus concorrentes, estabelecendo parâmetros para sugestão de melhorias e elevando com isso a competitividade e a eficiência da organização. Analisando as organizações que se mantém na liderança, observa-se o uso de planejamento estratégico como ferramenta de apoio ao processo decisório, uma vez que a medição sistemática e estruturada dos resultados de uma organização de qualquer natureza é fundamental para que a gestão se mantenha eficaz e os objetivos traçados sejam alcançados de forma satisfatória.

O Planejamento estratégico passa por algumas etapas facilitando a sua composição, execução e implantação, descritas abaixo:

1. A declaração da Visão e Missão do negócio.

2. Análise do ambiente externo para levantamento de oportunidades e ameaças.

3. Análise do ambiente interno para levantamento de forças e fraquezas.

4. Formulação de metas e objetivos.

5. Definição da estratégia.

6. Compilação do Planejamento estratégico.

7. Implantação e implementação.

8. Feedback.

9. Controle.

10. Reanálise.

Vivemos em tempos de incerteza mercadológica, refletir estrategicamente passa a ser imprescindível, com clientes imprevisíveis, menos fiéis a marcas e produtos.

1-TEORIA GERALDA ADMINISTRAÇÃO.

Teoria comportamental da administração (Simon, 1947) é uma teoria aplicada à administração de empresas. A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. O homem passa a ser visto como um animal dotado de necessidades que vão além do objetivo apenas financeiro, possuindo necessidades gregárias inerentes ao homem. A administração é responsável pela organização dos recursos da empresa: dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas, visando apenas os fins econômicos.

Sem a administração, as pessoas contrastariam esses objetivos empresariais.

As pessoas não são, de forma inerente, resistentes às necessidades das organizações.

Mostrando assim a importância da administração como um meio criador de oportunidades.

Suas características são:

1. A ênfase nas pessoas;

o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores independentes descritos.

Como essas condições são gerenciadas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle dos trabalhadores apenas impedem a insatisfação.

2. Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);

É o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos e, caracterizado, portanto, como uma ciência interdisciplinar.

3. Estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).

Os incentivos podem ou não estar relacionados ao desenvolvimento e crescimento da organização.

Para que estes incentivos realmente ajudem a organização a atingir seus objetivos, é necessário que os funcionários percebam que esses estímulos são vantajosos a ponto de compensar o esforço extra e estão relacionados aos objetivos que devem ser atingidos.

FONTES CONSULTADAS:

PE – Planejamento Estratégico Market Share,Stakeholders,

CERTO S. C.e PETER J.P. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 1993.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/41949/1/A-Importancia-do-Planejamento-Estrategico-para-as-organizacoes/pagina1.html#ixzz198mPiAGZ

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »