TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Separação De Misturas

Casos: Processos De Separação De Misturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Processos de Separação de Misturas

Introdução: na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obtermos resultados mais corretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possíveis. Para isso, utiliza-se vários métodos de separação, que vão desde a "catação" até "destilação fracionada”. Para facilitar o processo de separação de uma mistura, deve-se observar primeiro a própria mistura. Ela pode ser de dois tipos: homogênea e heterogênea. Homogênea significa que as misturas têm um aspecto comum, dando a impressão de que não é uma mistura. Heterogênea é o contrário: nota-se claramente que se trata de duas (ou mais) substâncias, exemplo: água misturada com areia. Nas misturas homogêneas, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação, solidificação, etc). Nas misturas heterogêneas, deve-se separar as "fases" (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação, etc), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substância, passando a ser então, uma substância homogênea).

Processos usados para a separação de misturas:

Decantação: A decantação é um processo de separação de misturas heterogêneas, principalmente de misturas compostas por líquidos. O recipiente contendo as substâncias é inclinado, derramando a substância mais leve (que fica em cima), em outro recipiente. Um processo mais eficiente seria utilizando um sifão ou o funil de bromo. Sifonação: Um canudo é colocado de forma que fique uma ponta em um recipiente vazio, e a outra, no meio da substância mais leve no outro recipiente. Funil de bromo: O funil de bromo é um recipiente de vidro em forma de balão, com uma abertura em cima e uma torneira em baixo. A mistura dos líquidos imiscíveis é colocada no balão, e um béquer fica em baixo da torneira. A torneira é aberta, e o líquido mais denso (que fica em baixo) vai escorrer para o béquer através da torneira.

Filtração: A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O "equipamento" mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração). Ele funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido passa pelos seus minúsculos orifícios, acumulando a fase sólida dentro do filtro. O nome dado á substância que passou pelo filtro é "filtrado". O filtro é feito de fibras entrelaçadas, formando uma peneira microscópica. Num aspirador de pó, por exemplo, o filtro é utilizado para separar as partículas sólidas (poeira) do ar.

Solubilização: Na qual uma ou mais substâncias, os solutos, se misturam de forma homogénea com uma outra substancia. O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções, solvente. Ou seja, é o termo utilizado quando você mistura um soluto com um solvente, um exemplo seria misturar água e sal.

Destilação: A destilação simples serve para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com