TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de trabalho do serviço social

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.477 Palavras (14 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

               SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EM SERVIÇO SOCIAL

APARECIDA DE MENDONÇA AMORIM

DAIANI MARIA DOS SANTOS

GERLANE MATIAS DE SOUZA

ROBERTA K. CONCEIÇÃO DA COSTA

TEMA: Processos de trabalho do serviço social

[pic 3]

JOÃO PESSOA-PB                                                                                                            2015.1

APARECIDA DE MENDONÇA AMORIM

DAIANI MARIA DOS SANTOS

GERLANE MATIAS DE SOUZA

ROBERTA K. CONCEIÇÃO DA COSTA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,como requisito  para disciplinas de: Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e SSOC; Comunicação na Prática do Assistente Social, sob a orientação das professoras: Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon.

[pic 4]

JOÃO PESSOA-PB

2015.1

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

   Dados quantitativos................................................................................................3

 2.A IMPORTANCIA DO IBGE....................................................................................3

o que e ibge...............................................................................................................4

oque e ideb................................................................................................................4

o indice espelha a realidade....................................................................................4

qual o objetivo do ideb.............................................................................................5

3. A IMPORTANCIA DOS INDICADORES SOCIAIS NAS POLITICAS PÚBLICAS..6

4.SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BASICA....................................................7

5. A IMPORTANCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO...........................................8

6.COMCLUSÃO......................................................................................................9

7 REFERÊNCIAS....................................................................................................10

1.INTRODUÇÃO

TEXTO CONSTRUÍDO EM GRAFICOS DE LINHAS E DE COLUNA, EQUAÇÃO, DADOS DE AUTORES.

DADOS QUANTITATIVOS

Representam a informação resultante de características susceptíveis de serem medidas, apresentam-se com diferentes intensidades, que podem ser de natureza discreta - dados discretos, ou contínua - dados contínuos. De uma forma geral, tal como a pesquisa experimental, os estudos de campo quantitativos guiam-se por um modelo de pesquisa onde o pesquisador parte de quadros conceituais de referência tão bem estruturados quanto possível, a partir dos quais formula hipóteses sobre os fenômenos e situações que quer estudar. Uma lista de conseqüências é então deduzida das hipóteses. A coleta de dados enfatizará números (ou informações conversíveis em números) que permitam verificar a ocorrência ou não das conseqüências, e daí então a aceitação (ainda que provisória) ou não das hipóteses.

 Os dados são analisados com apoio da Estatística (inclusive multivariada) ou outras técnicas matemáticas. Também, os tradicionais levantamentos de dados são o exemplo clássico do estudo de campo quantitativo (POPPER, 1972). Richardson (1989) expõe que este método é freqüentemente aplicado nos estudos descritivos (aqueles que procuram descobrir e classificar a relação entre variáveis), os quais propõem investigar “o que é”, ou seja, a descobrir as características de um fenômeno como tal.

  A IMPORTÂNCIA DO IBGE

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 

  • O que é IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica está inserido no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação. É um índice calculado para cada escola e rede escolar, que varia de zero a dez. Essa ?nota? é composta pelas taxas de aprovação dos alunos e pelos resultados de desempenho de alunos em testes que chamamos de larga escala (SAEB e Prova Brasil). O índice vem sendo calculado pelo Ministério da Educação desde 2007, mas, quando ele foi divulgado, os dados provinham do ano de 2005. E ele vai sendo divulgado de dois em dois anos.

  • O índice espelha a realidade?

Em princípio é muito difícil mascarar o índice. Embora as taxas de aprovação sejam calculadas a partir das informações das escolas ao Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), existem também os resultados nas provas de Matemática e de Português. E sobre esses resultados as escolas não têm tanto controle assim. O que se coloca hoje em dia como um questionamento em relação a esse índice diz muito mais respeito a até que ponto o IDEB retrata a situação de qualidade da educação. O que poderia se agregar? Mesmo que se tome como ponto de partida ou se aceite a ideia de que o IDEB retrata de fato uma situação, ficam as questões: por que o IDEB é baixo? Quais são as condições de oferta educacional que mais influenciam esse IDEB baixo? E, além disso, o que poderá ser feito no sentido de horizonte? Essas condições podem evoluir positivamente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com