TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos do do trabalho do serviço social

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO.

PLANALTO-BA

2017

[pic 2]

IVANETE COSTA NOVAES

MARICELIA COSTA MOTA

NAYARAFERREIRA DA S. OLIVEIRA

Trabalho apresentado como parte dos requisitos

de nota da disciplina Processos de Trabalho do

Serviço Social III. De a faculdade ECOAR.

Orientadora: Mirelle Oliveira

PLANALTO – BA

2017

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo tratar a respeito dos Processos de Trabalho do Assistente Social e suas áreas de atuação.

Entendemos que a questão social vem sendo apreendida como o conjunto dos procedimentos das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum, pois a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho vem tornando cada vez mais amplamente social.

DESENVOLVIMENTO

1. PROCESSO DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL

O trabalho é um processo em que participa o homem e a natureza, o que segundo Marx apud Granemann é nesse momento em que o homem se diferencia e se distancia da natureza, ao submetê-la a sua vontade, transformando-a em produtos necessários à sua vida.         Para essa transformação, o homem antecipa na consciência a sua necessidade e a partir dessa transforma a natureza e ao mesmo tempo se transforma. Ao analisar os processos de trabalho, implica que tenhamos clareza nos elementos que o compõem, ou seja: a atividade adequada a um fim, isto é o próprio trabalho; a matéria a que se aplica a esta atividade, o objeto de trabalho; e os meios, o instrumental de trabalho (LESSA, 1999). Esses processos de trabalho ao atingir certo nível de desenvolvimento exigem meios de trabalho já elaborados.

Conforme Marx (2004), “no processo de trabalho, a atividade do homem opera uma transformação, subordinada a um determinado fim, no objeto sobre que atua por meio do instrumental de trabalho”. No Serviço Social a prática profissional será o trabalho, onde a questão social será a matéria–prima e/ou objeto de trabalho, os instrumentais estarão ligados à formação teórico metodológico, técnico-operativo e ético-político, e os meios de trabalho serão disponibilizados pelas instituições empregadoras. Ressalta-se que é muito complexo falar em processos de trabalho do serviço social vinculando-o apenas aos meios e instrumentos, pois, é campo complexo e contraditório, onde os limites e possibilidades são gestados por nosso empregador, por nossa apropriação da profissão, nossa clareza das competências profissionais, na criação de estratégias de enfrentamento, frente à política neoliberal vigente.

Assim sendo, não existe apenas uma matéria e um instrumento para o processo de trabalho do Serviço Social, pois existem diversas expressões da questão social e vários espaços sócios ocupacionais o que irá demandar diferentes instrumentos para a intervenção, sendo necessário, portanto, realizar várias aproximações com a realidade que estamos lidando para desvelar as mais diferentes formas em que se apresentam as expressões da questão social na vida desses sujeitos. Para compreender o Serviço Social e consequentemente seu processo de trabalho, é preciso compreender a organização e movimentação da sociedade capitalista. É necessário decifrar o modo pelo qual o homem se adapta à natureza e a transforma pelo trabalho e os arranjos pelos quais o trabalho é mobilizado, distribuído e alocado.

O objeto de trabalho do Assistente Social é a questão social. É ela, em suas múltiplas expressões, que provoca a necessidade da ação profissional junto à criança e ao adolescente, ao idoso, a situações de violência contra a mulher, a luta pela terra, etc. Essas expressões da questão social são a matéria prima ou o objeto de trabalho profissional. (IAMAMOTO, 1999, p. 62).

O Serviço Social é uma profissão da área de Ciências Sociais Aplicadas. Pautado em valores e princípios éticos, desenha sua ação a partir do reconhecimento das condições sócio-históricas presentes nas diversas faces da questão social.

         O Serviço Social se define na direção da cidadania, na perspectiva dos direitos, da participação, da democratização dos bens e serviços, da distribuição da renda, enfim, da emancipação e da independência dos sujeitos, o processo de trabalho do Assistente Social também caminha nessa direção. Assim, mudam-se o olhar e o modo de fazer, de acordo com a história recente e a regulamentação da profissão. Tal regulamentação traduz, em suas definições, essa nova postura, expressando-se no arrolamento das principais competências do Assistente Social no seu processo de trabalho:

- formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil;

 - elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;

- contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais; - planejar, organizar e administrar benefícios e serviços;

- realizar pesquisas, que vão fundamentar as ações profissionais;

- prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

- orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;

- realizar estudos sócio-econômicos para a identificação de demandas necessidades sociais;

- realizar visitas, executar perícias técnicas, elaborar laudos, pareceres e disseminar informações e conhecimentos sobre matéria do serviço social;

- assumir o magistério de Serviço Social e coordenar cursos e unidades de ensino;

- supervisionar diretamente estágios e profissionais da área;

- dirigir entidades sociais;

- administrar setores de serviço social na área de saúde, educação, habitação, assistência social;

- planejar, coordenar e executar programas, projetos e pesquisas na área social,

 - atuar junto a organizações populares;

 - atender individualmente ou em grupos;

 - realizar mediações familiares;

- trabalhar com grupos sócio-educativos na perspectiva coletiva e comunitária;

- promover orientações sócio-politicas, psicossociais e sócio-econômicas;

- realizar diferentes intervenções nas expressões da questão social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com