TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto

Relatório de pesquisa: Produto Interno Bruto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO ETAPA 1:

O Produto Interno Bruto (PIB), é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período, numa determinada região. Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região. O PIB per capita avalia a renda média da população de um país baixa (alta) renda per capita indica baixo (alto) desenvolvimento. Mas para a análise do desenvolvimento o conceito de PIB per capita precisa ser complementado por outros elementos. Os indicadores sociais deste país e os aspectos distributivos da renda neste país. Os indicadores sociais dão informações sobre a qualidade de vida da população de um país. São exemplos de indicadores sociais: esperança de vida da população ao nascerem, médicos e leitos hospitalares por habitante, acesso à água potável e esgoto, taxa de alfabetização, quantidade média de anos na escola etc.

Conforme explicita Damasceno (2013, p. 34), o índice ou coeficiente de Gini trata-se de uma medida de concentração ou desigualdade, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, onde todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade, isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem. O índice de Gini, também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica- um estado, uma região, o mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais as atividades são regionalmente mais concentradas.

Segundo Damasceno (2013, p. 35), a Curva de Lorenz “... é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.” A curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitir a organização das distribuições de renda sob um ponto de vista de bem-estar. A curva de Lorenz sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade. Quando mais próxima ela estiver da linha de perfeita igualdade, mais igualitária é a distribuição de renda. A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem os seguintes passos: Ordena-se a população por renda domiciliar per capta. No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%. No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com