TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Biodiesel

Trabalho Universitário: Produção De Biodiesel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

1. OBJETIVO:

A prática deste relatório teve por objetivo a produção de biodiesel e glicerol através de óleos residuais, com a reação de transesterificação.

2. INTRODUÇÃO:

Óleo Vegetal

Formado por triglicerídeos, os óleos vegetais são extraídos geralmente das sementes das plantas, porém outras partes das plantas também podem ser utilizadas (SILVA, 2012).

Os óleos vegetais são ésteres de glicerina e uma mistura de ácidos graxos. São insolúveis em água, porém solúveis em solventes orgânicos. Seu descarte indevido gera muitos problemas para a fauna e flora. Também provoca o entupimento de tubulações causando custos maiores para a limpeza das redes de esgoto. Por ser menos denso que a água, o óleo forma uma fina camada em sua superfície dificultando a passagem de luz e a oxidação, comprometendo assim a vida aquática. Ao entrar em contato com a água do mar, gera o gás metano (tendo em potencial causador do efeito estufa 21 vezes maior que o Dióxido de Carbono – CO2), sendo um agente direto no aquecimento global(SILVA ,2012).

Óleo Diesel

É um combustível fóssil,ou seja, um composto orgânico derivado do petróleo. É formado, basicamente, por hidrocarbonetos. Seu produto final é formulado através da mistura de querosene, gasóleos, nafta pesada, diesel leve, diesel pesado (UFMG, 2003).

Reutilização do óleo vegetal

Estima-se que os óleos descartados nas redes de esgotos encarecem o tratamento da água em 45%.

Fontes em potencial de biodiesel

A gordura suína, de aves e também proveniente do abate de gado é considerada como material graxo residual e pode ser destinada à produção de biodiesel.

No Brasil, sobram em média 500 mil toneladas de gorduras provenientes do abate animal (Química Nova, 2009).

O biodiesel pode ser obtido de diferentes fontes de matéria-prima, tais como microalgas, óleo de soja, coco entre outros. A seguir a tabela mostra um comparativo dentre as fontes que podem ser utilizadas para a produção do biodiesel:

Tabela 1. Fontes de matéria-prima para biodiesel

Fonte: (SILVA, 2012)

3. PARTE EXPERIMENTAL:

3.1 Materiais utilizados

3.2 Reagentes

3.3 Procedimentos Experimentais:

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Obtenção do biodiesel

O processo para a obtenção de biodiesel ocorre através de uma reação chamada de transesterificação realizada entre óleos vegetais ou gordura animal com álcoois primários na presença de um catalisador, que pode ser tanto em meio ácido quanto em meio básico.

Em nível industrial, a reação de síntese utiliza geralmente uma razão molar 1:6 de óleo: álcool na presença de 0,4% de hidróxido de sódio ou de potássio, pois em meio básico observa-se melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com