TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens do Biodiesel

Artigo: Vantagens e desvantagens do Biodiesel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  569 Visualizações

Definição:

o Combustível natural usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.

Fabricação:

o O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal.

Evolução:

o Nos anos 60, as Indústrias Matarazzo buscavam produzir óleo através dos grãos de café. Para lavar o café de forma a retirar suas impurezas, impróprias para o consumo humano, foi usado o álcool da cana de açúcar. A reação entre o álcool e o óleo de café resultou na liberação de glicerina, redundando em éster etílico, produto que hoje é chamado de biodiesel.

o Na década de 70, a Universidade Federal do Ceará – UFCE desenvolveu pesquisas com o intuito de encontrar fontes alternativas de energia. As experiências acabaram por revelar um novo combustível originário de óleos vegetais e com propriedades semelhantes ao óleo diesel convencional, o biodiesel.

o Em 1983, o Governo Federal, motivado pela alta nos preços de petróleo, lançou o Programa de Óleos Vegetais – OVEG, no qual foi testada a utilização de biodiesel e misturas combustíveis em veículos que percorreram mais de 1 milhão de quilômetros.

o Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel.

1- OBJETIVOS

O presente trabalho tem como finalidade demonstrar quais, ás vantagens e desvantagens. Na utilização do biocombustível como, fonte de energia alternativa. Através de artigos científicos e dados estatísticos. Analisando as viabilidades econômicas e a sua produção em agroindústrias.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com