TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas de desenvolvimento de comunidade

Por:   •  5/5/2016  •  Dissertação  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

        Após a crise de 1930 que acabou afetando a economia agroexportadora, o Brasil se inseriu em um período de expansão industrial e para issso era essencial a colaboração da classe trabalhadora. O estilo de governo populista apresentava-se como uma estratégia cooperadora dessas transformações. Ele buscou através de um pacto feito entre a busguesia industrial e a classe trabalhadora, oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento do capitalismo. Um exemplo disso foi a implantação das leis trabalhistas para conter a revolta dos trabalhadores.

        Os anos de 1960-1963, representam um período muito importante na abertura dos caminhos para o desenvolvimento de comunidade, pois foi nesse contexto que a população começou a desenvolver uma maior consciência popular nacional para lutar pelas reformas de estrutura, não atingindo apenas os operários, mas também camponeses, estudantes e intelectuais.

        Nessa época o brasil era regido pelo governo de JK, que em seu plano de metas almejou desenvolver o país 50 anos em apenas 5 anos. O objetivo do plano consistiu em investir em áreas que levassem o país ao crescimento econômico como fábricas de consumo duráveis e a  expansão agropecuária. Ele assegurava que o desenvolvimento econômico beneficiaria todas as classes e teria como consequência a eliminação da pobreza.

        No início da década de 60, JK já tinha conseguido atingir quase todas as suas metas como a pavimentação de rodovias, construção de siderúrgicas e a construção de Brasília. Infelizmente a aceleração do crescimento econômico acabou acarretando algumas consequências como o caimento dos salários dos trabalhadores e o aumento da inflação, resultando assim em movimentos populares por melhores salários, por uma maior chance de participação popular na política e por mudanças na estrutura do mercado no sentido de maior geração de empregos e de maior possibilitade de consumo. Com isso juscelino passa a investir mais na qualificação técnica e profissional e a especialização da mão de obra.

        A primeira experiencia de desenvolvimento de comunidade surge com CNEA (Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo), que visasa ensinar métodos e processos de elevação cultural e a eliminação do analfabetismo a curto prazo e com eficiência.

        Devido a dificuldade de encontrar funcionários qualificados para exercer as funções exigidas pelo desenvolvimento de comunidades, surge o SSR (Serviço Social Rural), que tinha como principal objetivo qualificar profissionais para orientar programas de desenvolvimento sócio econômicos das áreas rurais. Após o governo de JK quem assume a presidencia é jânio Quadros e após sua renúncia João goulart.

        Os programas de desenvolvimento de comunidade tinham como objetivo qualificar os membros da comunidade para que estes pudessem ser autores do seu próprio bem estar e da comunidade, ou seja, culpabilizavam o indivíduo pelos seus probremas. Além disso, as pessoas eram inseridas em projetos já prontos para o bem estar da comunidade que os dava uma falsa impressão de participação, sendo esta também uma forma de conter as massas. As comunidades não eram ouvidas nas suas necessidades reais, elas eram colocadas dentro de um trabalho já pronto, na maioria das vezes voltado para o ajustamento do indivíduo, não só para a qualificação da mão de obra da área rural mas também mas também para que essas pessoas não se rebelacem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com