TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Experimentos

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Experimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Trabalhar na perspectiva de se criar um olhar crítico sobre o ensino de física é relevante pelo fato de que a educação deve sempre tentar acompanhar as transformações socioculturais e tecnológicas do cotidiano, propiciando a participação dos sujeitos na construção de habilidades científicas relacionadas com a sua própria realidade, fazendo-os compreender a necessidade da representação científica para a leitura compreensiva do mundo atual. Essa capacidade amplia a possibilidade dos alunos analisarem melhor a organização de conceitos científicos através da sensibilidade e da mobilização.

De fato, percebe-se que a formação de professores necessita de bases epistemológicas que possam amparar esses docentes, tanto no fortalecimento teórico, quanto no prático; pois, muitas vezes esses profissionais não consegue alcançar esses subsídios na sua formação acadêmica inicial.

Ao observarmos o novo contexto de mudanças nos critérios de avaliações externas, currículo, metodologia e capacidades de desenvolvimento e formação humana; e ainda amparados por direitos de qualidade e igualdade adquiridos nos últimos anos pela sociedade através de leis, decretos e conferências, não podemos deixar de repensar em novas propostas de comportamento profissional da educação, revendo paradigmas adotados por anos nas escolas, na tentativa de identificar e transformar a verdadeira nova escola dos novos tempos. A partir dessas ideias podemos pensar em novos recursos didáticos como instrumentos amparados didaticamente; mediadores de valores; que oportunizam a aprendizagem significativa e que nos obriga a repensarmos numa nova postura de educador para o porvir.

Objetivo Geral

Propiciar por meio da pesquisa científica, dos conhecimentos epistemológicos e das metodologias de práticas experimentais e lúdicas, o fortalecimento da formação de professores de ciências que atuam com a disciplina de física da região de Rondonópolis-MT.

Objetivos Específicos

a) Entender de que forma os diversos tipos de instrumentos metodológicos podem ajudar na formação dos docentes e contribui para o entendimento da aprendizagem significativa.

b) Investigar como a compreensão epistemológica dos conceitos de Física podem ajudar os professores da rede estadual do município de Rondonópolis que atuam nessa disciplina e apoia-los nas suas práticas educativas.

c) Propiciar reflexão de estudos e práticas que visem a conceituação epistemológica da Física para uma práxis voltada à formação humana e a contextualização da ciência.

Referencial Teórico:

Esta pesquisa será fundamentada nas concepções do ensino de ciências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2002) bem como as Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso (2010) que nos diz que “o objeto de estudo das Ciências da Natureza e Matemática (CNM) são fenômenos naturais, consideramos que, no processo de Alfabetização e Letramento Científico, esse objeto se amplia na percepção da relação humana, na interação com o meio físico-químico-biológico-sociocultural” (MATO GROSSO/SEDUC, 2010, p.2).

“As proposições de Vygotsky acerca do processo de formação de conceitos nos remetem à discussão das relações entre Pensamento e Linguagem, à questão da mediação cultural no processo de construção de significados por parte do indivíduo, ao processo de internalização e ao papel da escola na transmissão de conhecimento de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana” (MATO GROSSO/SE DUC, 2010, P.4).

Para fundamentar questões relacionadas à formação continuada buscarei referências de Nóvoa (2001) e Imbernón (2010), pautadas, também nas Políticas de Formação Continuada para o Estado de Mato Grosso (Seduc-MT OC's 2010). Sobre a investigação científica, a base será em CHASSOT (2000), e a epistemologia e pesquisa no ensino de Física, discorrerei sobre Moreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com