TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Quimica

Trabalho Universitário: Projeto De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

FATEC-SP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Materiais, processos e componentes

eletrônicos (MPCE)

Disciplina: Química II

Professora: Maria Lúcia Pereira da Silva

Cesar Yooichi Saika RA: 1211087-4

Jônatas Duarte Fraga RA: 1211082-9

Roberta Parra RA: 1120825-1

Nathália Araújo RA: 1220232-1

Vanessa Cristina Pereira da Silva RA: 1211084-7

Junho – 2013

COMO FUNCIONA O PROJETO:

O projeto visa à compensação do impacto ambiental que causamos ao nos locomover a Instituição de Ensino, levando em consideração apenas o dia da aula de Química II durante o semestre./

Visando este objetivo, seguimos as seguintes etapas:

- Primeira Etapa: Levantamento de Dados

Obtenção da distância da residência de cada aluno até a Fatec. Para determinar esse valor foi avaliado os seguintes meios de transporte como: ônibus, metrô, trem e veículos próprios.

Como temos que calcular para o dia em que temos aula de Química II foi considerado além do percurso de ida e volta, os resíduos gerados, a energia elétrica e o consumo de gás.

- Segunda Etapa: Cálculo do Impacto Ambiental para cada tipo de veículo

Foi feito o cálculo para cada tipo de veículo. No cálculo foi utilizado alguns dados da página Florestas do Futuro. Foi descoberto que o metrô e o trem produzem ¼ de CO2 do que um carro.

Com a somatória do consumo de todos os veículos, de energia elétrica,resíduos e gás obtivemos o valor total de CO2 consumido pelos integrantes.

- Terceira Etapa: Conversão de CO2 em mudas de árvore.

A importância das Árvores:

• Uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência;

• Retém CO2;

• Árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação;

• Ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local;

• Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade;

• Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares;

• Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos;

• Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes;

• Beleza natural para nossos olhares e almas.

Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro.

As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne. Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, lançando vapor ao ser redor.

As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas.Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas.

Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro máquinas de ar condicionado.

De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios. A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e, ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas. Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos.

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem!

Respeitar a natureza é respeitar a vida!

- Plantação de árvores em locais públicos.

Para poder plantar algum tipo de árvore é preciso saber como fazer, pois a planta necessitará estar em local adequado para sua espécie, garantindo assim sua sobrevivência.

Segue abaixo como deve ser o processo de plantação de árvores:

LIMPEZA E ROÇADA

A operação de limpeza consiste na retirada de todos os entulhos e resíduos que possam interferir no plantio.

São importantes algumas observações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com