TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Exames: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

O Colégio Agostiniano São José vem desenvolvendo no Ensino Fundamental II projetos que exercitem a leitura multidisciplinar e que também possam enriquecer a bagagem de conhecimento dos alunos por meio do contato com temas que suscitem discussão e estejam em evidência na sociedade.

No primeiro semestre, motivado pela Campanha da Fraternidade 2012, o tema escolhido foi Saúde Pública. Sem dúvidas, assunto amplamente divulgado pela mídia na ocasião e que colocou em discussão a deficiência do atendimento humano e técnico nos hospitais públicos e, em contra partida, os avanços da medicina na cura de doenças e na melhoria da qualidade de vida.

A proposta deste projeto visou também despertar nos alunos a importância da manutenção de hábitos saudáveis de vida para uma existência longa e feliz.

Para que a tarefa fosse cumprida o Projeto Saúde estabeleceu, em caráter propositivo, ações multidisciplinares que as diversas áreas do conhecimento, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física, Química); Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História, Sociologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Artes, Educação Física, Línguas, Literatura, Português) e Matemática e suas Tecnologias, pudessem contribuir individual e coletivamente à formação acadêmica do aluno, além de complementar a atuação social e pastoral agostiniana.

Considerando que o Colégio Agostiniano São José enfatiza o método tradicional nos princípios, mas aplicando modernas práticas pedagógicas, objetivou-se a organização de eixos temáticos para cada ano (6º ao 9º) com o intuito de ser a linha organizadora entorno da qual se alinharam os conteúdos, estratégias didáticas, contextualização e, por fim, a formação do aluno a partir do desenvolvimento das competências e habilidades correspondentes.

Os eixos temáticos propostos foram:

O meio ambiente e o ser humano

A biodiversidade e o ser humano

O ser humano

A ciência e a tecnologia e o ser humano

A proposta de trabalhar em conjunto com todas as disciplinas, que compõem o núcleo comum de conteúdos, foi uma ação positiva para se alcançar novos objetivos, pois pode-se lidar e trabalhar a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade em sala de aula a partir de projetos inovadores que visaram à integração e comunicação de conteúdos possibilitaram um diálogo maior entre professores e alunos. Temos que ter em mente, que todas as disciplinas andam de mãos dadas, pois uma necessita da outra para o seu desenvolvimento.

Muitas foram as atividades desenvolvida nas diversas disciplinas, desde leitura de textos à criação de um diário de bordo quando das visitas de campo feitas pelos alunos. Para exemplificar, destacamos um trabalho interdisciplinar realizado pelos professores de ciências, desenho geométrico, inglês e laboratório.

Links Relacionados

Palestra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com