TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Oléo De Cozinha

Monografias: Projeto Oléo De Cozinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

Três Pontas – MG

2013

ANA PAULA DA SILVA BATISTA

DAMARES BATISTA FERREIRA

EDWIGES MIRANDA MOREIRA ROSA

JAQUELINE BISSONI SILVA

ÓLEO VEGETAL: Uma análise feita em restaurantes e lanchonetes

do município de Três Pontas - MG

Pré-projeto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Câmpus Muzambinho – Polo Três Pontas, para obtenção de crédito na disciplina de Projetos Ambientais I.

Orientador (a): Prof.ª Tutora Presencial Thaís Siqueira Carneiro

Três Pontas – MG

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 3

2 TEMA ........................................................................................................................ 3

2.1 Problema ..................................................................................................... 3

3 OBJETIVOS .............................................................................................................. 4

3.1 Objetivo Geral .............................................................................................. 4

3.2 Objetivos Específicos ................................................................................... 4

4 JUSTIFICATIVA ........................................................................................................ 4

5 REFERENCIAL TEÓRICO ........................................................................................ 5

6 METODOLOGIA ....................................................................................................... 7

7 CRONOGRAMA ....................................................................................................... 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 8

3

1 INTRODUÇÃO

O uso do óleo vegetal tem crescido a cada dia mais, principalmente nos centros das cidades com o aumento no número de restaurantes, lanchonetes, entre outros locais alimentícios.

Como consequência deste fato, cresce a preocupação com o descarte do óleo, pois feito inadequadamente, principalmente, no esgoto doméstico, resulta em grandes prejuízos como a poluição das águas, entupimento de tubulações, impermeabilização do solo, etc.

Hoje em dia há muitas formas de se minimizar isso, instituições estão se responsabilizando pelo recolhimento, de maneira que o óleo seja reaproveitado de outras formas, como o sabão, biocombustíveis, entre outros. Mas essa questão ainda é um assunto sério, devido a falta de informação em relação aos danos que essa simples ação pode causar, as pessoas não dão à devida importância, pois não tem noção da dimensão dos prejuízos, que se manifestam a curto e longo prazo.

O presente projeto visa levantar informações sobre o destino final do óleo vegetal de restaurantes e lanchonetes de Três Pontas – MG e também conscientizar os proprietários destes locais sobre os impactos que o óleo pode causar ao meio ambiente.

2 TEMA

Destinação do óleo vegetal de restaurantes e lanchonetes do município de Três Pontas – MG.

2.1 Problema

Qual é a destinação do óleo vegetal dos restaurantes e lanchonetes do munícipio de Três Pontas – MG?

4

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Descobrir qual é a destinação final do óleo vegetal dos restaurantes e lanchonetes do munícipio de Três Pontas – MG.

3.2 Objetivos Específicos

- Levantar dados da destinação do óleo vegetal utilizado nos restaurantes e lanchonetes do munícipio de Três Pontas – MG.

- Mostrar soluções viáveis para o reaproveitamento do óleo vegetal utilizado em restaurante e lanchonetes do munícipio de Três Pontas – MG.

- Conscientizar os proprietários dos restaurantes e lanchonetes do município de Três Pontas – MG sobre o descarte incorreto do óleo vegetal.

4 JUSTIFICATIVA

O óleo vegetal é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na rede de esgoto causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.

Restaurantes e lanchonetes têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, pois desconhecem os prejuízos que isso causa. Não jogar óleo vegetal em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada.

Contudo, pouco se sabe sobre onde realmente está sendo descartado o óleo utilizado em restaurantes e lanchonetes do município de Três Pontas – MG.

Assim, o intuito do projeto é levantar dados relacionados com a utilização e o descarte do óleo em restaurantes e lanchonetes do munícipio de Três Pontas – MG, além de promover uma ação ambiental com a conscientização dos proprietários desses locais.

5

5 REFERENCIAL TEÓRICO

O termo óleo refere-se a uma classe de substâncias que, por convenção, deve apresentar-se no estado líquido e viscoso nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são hidrofóbicos (são imiscíveis com a água) e lipofílicos (miscível com outros óleos). Entre as origens dos óleos, temos a vegetal, animal e mineral (DESCONHECIDO, 2013).

Os óleos de origem vegetal são muito utilizados na culinária, como no preparo de alimentos enquanto que os óleos de origem mineral são os mais empregados na lubrificação (óleos lubrificantes) ou na manutenção de peças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com