TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto bolsa família

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/bolsa-familia-o-maior-colegio-eleitoral-do-brasil/http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/bolsa-familia-o-maior-colegio-eleitoral-do-brasil/http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/bolsa-familia-o-maior-colegio-eleitoral-do-brasil/

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.............................................................................5

3 OBJETIVO................................................................................................................6

3.1 – GERAL..................................................................................................................

3.2 - ESPECIFICO.........................................................................................................

4 JUSTIFICATIVA        7

5 METODOLOGIA.....................................................................................................10

6 REVISÃO BIBLIOGRAFICA...................................................................................11

7 CRONOGRAMA......................................................................................................12

8 ORÇAMENTO.........................................................................................................13

9 RESULTADOS ESPERADOS................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

As politicas sociais desenvolvidas pelo governo são ações criadas em conjunto por meio de programas que oferecem a garantia dos direitos e condições dignas de vida ao cidadão. No âmbito das Ciências Sociais, a política social é entendida como modalidade de política pública e como ação do governo com objetivos específicos. A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. Política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção.

No Brasil, um grande exemplo de Politica Social é o Bolsa Família. Programa do governo que tem como objetivo a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação extrema pobreza. O programa faz parte do plano Brasil sem miséria e atua diretamente no auxilio à famílias carentes que, mensalmente, sacam um valor especifico com base nas características da família. Uma iniciativa do Instituto Cidadania no 2000, após reunião com especialistas das politicas sociais onde propuseram a criação de um beneficio que assegurasse o direito à alimentação, tornou-se em 2002 instrumento de campanha eleitoral do Ex-Presidente Lula. Atualmente, ainda sob o governo do PT através da Presidenta Dilma, o programa sofre muitas criticas e é para os autores Patrus Ananias e Frei Betto uma estratégia governamental:

[pic 11]

Nas últimas eleições o governo Dilma foi acusado de usar o programa Bolsa Família como artificio para alcançar mais votos. Entre as acusações, o próprio governo usou da falácia que o programa se tornaria extinto caso a presidenta não fosse reeleita. Por outro lado, os opositores alegavam que o Partido apenas usava esta medida como estratégia para amedrontar a classe mais pobre do país, ou seja, os beneficiários do programa. Entretanto, com base em estudos e pesquisas realizadas pelo site Folha da Uol foi possível constatar que o Partido dos Trabalhadores - PT teve maior incidência de votos justamente onde há a maioria de beneficiários do Bolsa Família. Vamos analisar os dados e verificar a problemática do programa. Identificar qual o perfil dos beneficiários e quais resultados são alcançados pelo programa no país.


  1. formulação dO problema

O programa Bolsa Família é resultado da criação do antigo Bolsa Escola, criado pelo então Senador Cristóvam Buarque que fez duras criticas ao modelo atual do programa. Para ele, o ex-presidente Lula tirou do programa a prioridade educação e tornou o Bolsa Familia um programa assistencialista:

[pic 12]

No entanto, o programa enfatiza ou não a educação? É um programa de assistencialismo? Trata-se de “dá o peixe ao invés de ensinar à pescar? Este projeto tem como foco principal identificar os resultados conquistados pelo programa Bolsa Família na sociedade brasileira.


3 Objetivos

- GERAL

Tendo como objetivo questionar e analisar o programa Bolsa Família. Identificar o perfil dos beneficiários e os resultados obtidos com o PBF – Programa Bolsa família frente à sociedade brasileira e classe C.

- ESPECIFICOS

Refletir sobre os resultados do programa frente à economia. Analisar as mudanças sociais e econômicas na vida dos beneficiários do Bolsa Família. Identificar quais mudanças socioeconômicas ocorreram na classe que se beneficia da transferência de renda e na vida da classe média. Qual o motivo da rejeição da classe média.


  1. justificativa

O programa Bolsa Família existe há mais de 10 anos. Surgiu com a iniciativa do ex-presidente Lula de unificar e ampliar os antigos programas como Bolsa escola, auxilio gás e cartão alimentação. O programa tornou-se marca registrada do Partido dos Trabalhadores.

 Embora sua função seja diminuir a pobreza ou erradica-la de uma vez, o programa aumenta seu número de beneficiários a cada ano. Em 2013 estudos revelaram que 1 a cada 4 brasileiros recebem Bolsa Família, são 14,2 bilhões de famílias beneficiarias do programa. Entende-se que a quantidade de brasileiros assegurados pelo programa cresce a cada ano, e com eles a fraude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com