TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Serviço Social

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Apresentação do projeto        

O município de Barra de São Francisco consta no último censo a habitação de 40.169 pessoas, sendo que 19.886 encontram-se ativas economicamente, deste contingente 30.7% possuía carteira assinada, 26% não tinha carteira assinada, 24,4% atuam por conta própria e 0.7% são empregadores. A ocupação que mais se destaca é Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, em segundo lugar é posicionado pelas industrias extrativas, em terceiro a indústria de transformação, entre outros.

        O PIB gira em torno de 13.672,20 reais, e o IDH localiza-se 0.683, o município consta com 27 estabelecimentos de saúde do SUS, 1 CRAS que tem como capacidade o atendimento de 700 famílias segundo os critérios da NOB/SUAS, visualiza-se a partir dos dados coletados pelo MDS e o IBGE estatisticamente, o receituário neoliberal platinando na cidade de forma bem imperial, no qual 3500 famílias são inscritos no CAdunico e focaliza apenas 700 famílias para o atendimento adequado.

        Dentre estas famílias foram selecionados a partir do critério “abaixo da linha da pobreza”, e o bairro vaquejada para serem o público alvo no projeto de geração de trabalho, tendo como capacidade 20 famílias, e custeio de 200.000,00 (duzentos mil reais) e como metodologia a preparação do perfil profissional destas famílias, através de cursos de capacitação que alternam em aprender o oficio de pedreiras alternado em como se apresentar em entrevistas de empregos.

2- Perfil familiar

        Atendendo aos requisitos da necessidade de inserir famílias no mercado de trabalho, e sendo norteado pelos estudos do perfil das famílias que residem na vaquejada, seguindo como linha de ação o mercado de atividade extrativista que se encontra na região, o projeto visa a inserção das famílias selecionados em uma preparação profissional para o ramo.

        Ressalta-se que os estudos elaborados deste bairro apoderaram da informação que 70% das famílias que assim residem são analfabetas, 30% já trabalhou formalmente, 15% possuem CTPS, 77% São atendidas pelo programa bolsa família. Interligado que das famílias pesquisadas, 82% não sabem operacionalizar um computador.

        Visibilizando que das famílias que não se encontram no mercado de trabalho são justificadas pelo fato de não ter experiências ou conhecimento que são indispensáveis no mercado de trabalho ou não procuraram um oficio para assim se ocupar.

3- Justificativa

O objetivo do Plano Brasil Sem Miséria é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas serão localizadas e incluídas de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Desenvolvendo projetos para garantir a efetivação do plano, desenvolve-se o projeto “Valorização trabalhista municipal” que tem por objetivo estudar o mercado de trabalho municipal, e executar uma articulação afim de inserir as famílias selecionadas no banco de vagas das empresas que formaram parceria.

O projeto visa uma preparação das famílias por meio de uma esquipe técnica que irá visar as oportunidades e forças do mercado trabalhista municipal, seja por intermédio de reuniões, palestras, interação com o campo, debates entre outros conjuntos de meios; neste processo as famílias receberam uma ajuda de custo 380,00, ressalta-se que para garantir o benefício estas famílias deveram manter assíduas com 95% de frequência, obter ótima interação com meios propostos pelos técnicos.

O projeto comtempla em efetivar o artigo 6 da Constituição Federal de 1988 “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.” Pressupostos que estes direitos são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos.

As famílias que foram selecionados encontram-se em uma situação de direitos violados, pois as condições que vivem é de extrema pobreza, ou como  Silva e Silva conceitua, não pode ser vista como mera insuficiência de renda, pois é também desigualdade na distribuição da riqueza socialmente produzida; é não acesso a serviços básicos; à informação; ao trabalho e a uma renda digna; é não participação social e política.

Conseguindo esta linha, o projeto irá comtemplar a articulação entre as variadas politicas publicas afim de atingir ao público alvo por intermédio de sua efetivação, assim zelando pelos direitos básicos assegurados pela constituição federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com