TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa idoso

Por:   •  4/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

Francisca rossianne matos furtado

projeto de pesquisa:

A terceira idade: qualidade de vida para o idoso inserido no scfv do cras de buriti dos montes

Crateús

2014

Francisca rossianne matos furtado

projeto de pesquisa:

A terceira idade: qualidade de vida para o idoso inserido no scfv do cras de buriti dos montes

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 7º semestre.

Professores: Amanda Boza,Clarice kernkamp, Rodrigo Zambon.

Crateús

2014

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO......................................................................04
2- PROBLEMÁTICA................................................................05
3OBJETIVO.............................................................................06
4JUSTIFICATIVA.....................................................................07 5METODOLOGIA....................................................................08
6- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA................................................9-10
7CRONOGRAMA.....................................................................11
8ORÇAMENTO........................................................................11 
9- RESULTADOS ESPERADOS.............................................12
10REFERÊNCIAS.....................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente o avanço da medicina proporcionou condições para que as pessoas vivam mais. Porém a longevidade conquistada não tem significado sem as condições para obter uma qualidade de vida. A população brasileira vem passando por um processo de envelhecimento, em função da melhoria das condições de saúde e do conseqüente aumento da expectativa de vida. No entanto, muitas vezes o processo de envelhecimento é acompanhado pelo declínio das capacidades físicas e cognitivas dos idosos, de acordo com suas características de vida.
Dados atuais demonstram que a população com mais de 60 anos é a que mais cresce proporcionalmente em nosso país e calcula-se que até 2025 15% da população total sejam de idosos sendo esta, segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexta maior população de idosos do mundo com um número absoluto de 32 milhões de idosos em nosso país.

Envelhecer é um processo vital inerente a todos os seres humanos. A velhice é uma etapa da vida,parte integrante de um ciclo natural, constituindo –se uma experiência única e diferenciada.

Considerando-se as questões de envelhecimento populacional e a conseqüente ampliação das demandas sociais relacionadas á velhice, a preocupação com a qualidade de vida para essa faixa etária está cada vez mais presente.Observa-se esse fato pelos próprios relatos dos idosos que tem tido um melhor enfrentamento da velhice.

O presente trabalho foi motivado pela experiência de estágio no CRAS matriz de Buriti dos Montes no decorrer de 2013 á 2014. No processo de avaliação das atividades com os próprios idosos eles relatavam que a inserção nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos repercutia a melhoria da auto estima , da saúde , na maior socialização, convívio social , entre outras questões. A partir de então vimos a necessidade de identificar o que significa qualidade de vida para os idosos e sua melhoria após a inserção nos projetos da instituição.

Essas observações do campo de estágio suscitaram a necessidade de conhecimento acerca dessa realidade, através deste trabalho trazendo a temática: qualidade de vida para os idosos.

O objeto deste trabalho é a compreensão de qualidade de vida dos idosos participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos do CRAS matriz de Buriti dos Montes e tem como referência teórica Paschoal ( 2000, 2002 e 2006) que defende o conceito de qualidade de vida como algo subjetivo, ou seja, o quanto as pessoas estão satisfeitas ou insatisfeita com a qualidade de suas vidas dependendo do referencial de cada sujeito.

2.0 PROBLEMATIZAÇÃO

O problema relacionado a qualidade de vida do idoso pode ter sua origem no que diz respeito as implicações existentes para a qualidade de vida quando falamos em longevidade , pois ocorrem perdas e modificações significativas como a suscetibilidade para certas doenças e perdas afetivas, podendo ocasionar diferentes graus de ansiedade, dependendo da história pessoal, do nível social e dos valores de cada um.

O grande número de problemas ocasionados pela velhice nos leva a pesquisar  sobre uma melhor qualidade de vida para esse público, que precisa cada vez mais de espaços na sociedade.

Diante dessa concepção, percebe-se que a qualidade de vida está ligada a fatores tanto comportamentais, quanto ambientais, uma vez que engloba os vários aspectos da vida humana.

A partir de inúmeras leituras sobre a percepção de qualidade de vida, a que mais se aproxima com a definição de qualidade de vida conceituada pelos idos e com objetivo desse trabalho foi a de Paschoal ( 2000,2002 e 2006) que conceitua qualidade de vida a partir da subjetividade humana. Esta concepção remete ao entendimento de que qualidade de vida é algo muito particular de e para cada ser humano – um conceito subjetivo por natureza assentado em sua vida cotidiana que se apresenta, dependendo também da época, da condição e percepção sobre a vida que cada um tem da sua vida.

Enfim, qualidade de vida pode ser entendida e percebida de maneiras diversas, principalmente pelos idosos, que nesta etapa da vida passam por inúmeras limitações. Através destas reflexões poderemos entender melhor a pesquisa neste trabalho.

Em Buriti dos Montes o Centro de Referência de Assistência social – CRAS foi fundado em Julho de 2006 e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos – SCFV  teve inicio no ano de 2009. A partir de então começou a implantar  atividades que melhorassem a qualidade de vida dos idosos, com palestras, oficinas, atividades físicas  e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com