TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ético Político do Profissional da Década de 60 á 70.

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto ético político do profissional da década de 60 á 70.

A partir da década de 60, um processo interno da modalidade que constrói os fundamentos, para o que vem a ser na década de 70 o movimento Reconceituação do Serviço social, ou seja, o movimento de intenção de ruptura com o viés tradicional e conservador, que será incentivado por um amplo debate da categoria polarizado por levantamento de diferentes projetos profissionais.

O movimento Reconceituação de o Serviço social afirmar dispor à crítica a profissão, das suas conjeturas ideológicas, teóricas e metodológicas e a delimitadas práticas profissionais. Também se pode adiantar que o movimento de Reconceituação do Serviço social compõe, no movimento histórico da profissão. O movimento que buscou romper com o Serviço social tradicional, criando entre as categorias uma ampla discussão crítica da profissão.

O movimento de Reconceituação do Serviço social admite a importância da pesquisa cientifica e evidencia de um compromisso de classe, materializando a preocupação com a formação profissional, emotiva do trabalho profissional, dispondo com a ideologia dominante, e a articulação do exercício profissional do interesses do usuário.

Com o movimento Reconceituação avançado pela categoria, inicia-se o processo de intenção de ruptura, ou seja, o movimento que busca romper com o conservadorismo na profissão. No âmbito da formação da profissão, arruma a necessidade de discutir e avaliar o projeto de formação que orientava a formação profissional.

Portanto são colocadas as bases para o debate do projeto de formação profissional, nossa reflexão será notada por Iamamoto, que afirma:

Pensar a formação profissional no presente é, ao mesmo tempo, fazer um balanço do debate recente do Serviço Social, indicando temas a serem desenvolvidas, pesquisas a serem estimuladas para decifrar as novas demandas que se apresentam ao Serviço Social (IAMAMOTO, p.169, 2001).

Atualmente o projeto ético político profissional que procurar romper com o conservadorismo, tem profundidade hegemônico na profissão, num processo de firmação e atenção da sua percepção pelos profissionais. Contudo, apesar de ser hegemônico e buscar romper com o conservadorismo, explicar ao mesmo tempo, por contribuição da categoria profissional, várias manifestações conservadoras.

Neste contexto, destaca-se a importância do Projeto Ético Político Profissional, o qual tem o objetivo de orientar o exercício profissional, a partir de princípios embasados na liberdade e na democracia e que prima por uma ação profissional comprometida com a classe trabalhadora e não pela defesa e manutenção da burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com