TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO: COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE INTERVENÇÃO: COMPROMENTIMENTO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Oficina de Formação: Projeto de Intervenção; A Realidade Regional e o Serviço Social; Planejamento Social; Estágio Curricular Obrigatório II.

Profª. Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz kernkamp; Rosane Ap. B. Malvezzi; Valquiria A. Dias Caprioli.

Carpina

2014/2

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO...................................................................................................04

2. SUMÁRIO DA PROPOSTA...................................................................................05

3. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................06

4. OBJETIVOS...........................................................................................................07

4.1 GERAL.................................................................................................................07

4.2 ESPECÍFICOS.....................................................................................................07

5. METAS...................................................................................................................08

6. PROCEDIEMNTOS METODOLOGICOS..............................................................09

8. AVALIAÇÃO..........................................................................................................11

9. CRONOGRAMA.....................................................................................................12

10. REFERÊNCIAS....................................................................................................13

1. IDENTIFICAÇÃO

O projeto será executado na principal entidade destinada a criança e adolescente: O Conselho Tutelar da cidade da Aliança.

Aliança é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se a uma latitude, 07°36’12” sul e uma longitude 35°13’51” oeste, estando a uma altitude de 123 metros. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 38.248 habitantes em 2014, tendo uma área geográfica de 272,728 km, IDH 0,606 médio PNUD / 2010 e como distritos Macujê. Tupaóca, Upatininga, Caueiras e Châ do Esconso. Tendo 13.291 pessoas com até 18 anos e 3.924 pessoas acima de 10m anos a população idosa (dados do IBGE censo 2010).

Temos aqui no município o CRAS, o CREAS e o Mãe Coruja que também são executores de políticas públicas direcionadas a criança e adolescente.

O Conselho Tutelar da cidade da Aliança foi fundado no ano de 1990, no dia 14 de dezembro e sancionado pelo prefeito da época Sr. Carlos Almeida Freitas. O objetivo do Conselho Tutelar é de zelar e fazer cumprir os direitos da criança e adolescente conforme o art. 136 da Lei 8.069-90 do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente. O Conselheiro tem o dever de aconselhar e as diferentes demandas conforme suas especificidades, já que os mesmos não obtém o poder de julgar nenhuma infração e sim apenas encaminhá-las a órgãos cabíveis. A maior dificuldade apresentada pelo Conselho Tutelar referente as políticas públicas é a falta de parcerias com o poder judiciário, legislativo e o executivo.

No entanto o que dificulta a efetividade da proposta de trabalho do Conselho Tutelar é a falta da conscientização e participação da população e algumas vezes também dos responsáveis pela execução das políticas públicas direcionadas a criança e adolescente.

2. SUMÁRIO DA PROPOSTA

O que buscamos propor é que haja uma coligação entre todos os setores que estão envolvidos com este público: criança e adolescente. E também um diálogo mais direto com a população alvo desses serviços e seus familiares.

No caso da cidade da Aliança temos o Conselho Tutelar, o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) na cidade e no distrito de Caueiras, o Centro de Referência especializado de assistência Social (CREAS) e o mãe coruja todos fazendo parte da Secretária de Assistência Social do município.

A proposta é que essas instituições realizadas reuniões no munícipio uma vez ao mês buscando conhecer talvez algumas especificidades e demandas de outras entidades que tragam um maior esclarecimento de como os profissionais que fazem parte das mesmas pode aplicar melhor suas propostas e ações.

3. JUSTIFICATIVA

No nosso campo de estágio pudemos observar melhor esta dificuldade de diálogo não só nas demandas direcionadas a criança e adolescente como em tantas outras.

Com estas reuniões mensais esperamos estreitar essas relações entre esses profissionais que estão ligados de certa forma, pois realizam atividades diferenciadas, nas que muitas vezes recebem demandas que foram consequências de políticas de prevenção mal executada. O diálogo é a palavra chave deste projeto, buscando no primeiro momento uma ligação entre esses profissionais e consequentemente um repasse para a população atendida realizando também uma maior ligação com a mesma.

4. OBJETIVOS:

4.1 OBJETIVO GERAL

Sensibilizar os profissionais responsáveis pela execução das políticas públicas direcionadas a crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com