TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projovem

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

Neste artigo abordamos a importância do poder local, o qual pressupõe uma mobilização de cada individuo inserido dentro do local em que o mesmo pertence, ao lugar de vivência, onde se da as suas relações, exigindo assim deste sujeito uma participação mais ativa. Este processo se da mediante a compreensão dos elementos tido como território e espaço. Sendo necessário para sua implantação a quebra de mecanismos como a centralização do poder, a qual se detém nas mãos dos classificados como elites.

Palavras-chaves: Poder Local, Participação ativa, Mobilização e Território

Resume

In this article we discuss the importance of local government, which requires a mobilization of each individual inserted in the place where it belongs, instead of experiences where the their relations, thus requiring this subject more active participation. This process of understanding had by elements such as territory and space. It is necessary for its implementation breaking mechanisms such as the centralization of power, which it holds in the hands of elites classified as.

Keywords: Local Government, Active participation, mobilization and Territory

Introdução

Neste artigo iremos tratar do tema poder local, o qual se coloca como um mecanismo que pode colaborar com o desenvolvimento do nível local, gerando assim uma possibilidade da gestão pública aprofundar e consolidar a cidadania, permitindo uma maior qualidade de vida. Pois ter uma participação comunitária mais ativa, significa que podemos ter melhorias econômicas e ambientais. Isto comprova que a medida que nos colocarmos frente as tomadas de decisões, estaremos exercendo o nosso poder local, lutando para um melhor espaço em nossa comunidade e uma sociedade mais justa.

Para desenvolver tais argumentos discutimos conceitos como espaço e território, onde se aplica o poder local. Entendendo como espaço um lugar de vivencia que deve ser transformado mediante a participação dos sujeitos.

Em seguida abordamos que o poder local é um processo complexo que está atrelado ao processo de desenvolvimento, que só acontecera de forma plena quando houver o envolvimento de todos os sujeitos, para que todos possuam acesso a equipamentos públicos bem como saúde, educação, transporte e dentre outros, garantindo-lhes os direitos previstos e consolidado pela constituição, provendo assim a igualdade. Com isso, o desenvolvimento econômico e social não deve ser um processo distinto das necessidades da população, mais um processo que corresponda a mesma.

Logo devemos lutar para eliminar as questões sociais, tais como se apresentam de maneira crescente nos centros urbanos como fome, desemprego e a violência. Rompendo com a visão a qual o liberalismo nos condiciona, impondo-nos uma lógica que fortalece o seu sistema, fazendo-nos acreditar que não devemos nos intrometer na construção do mundo que nos cerca, agindo mediante a passividade.

Desta forma finalizamos compreendendo, a luz do autor Dowbor, que o poder local se coloca como uma questão básica de como a sociedade decide o seu destino, constrói sua transformação e para dizê-lo de forma resumida como se democratiza.

Para salientar a temática do poder local faz-se necessária a compreensão dos elementos definidos como espaço e território. Neste sentido, entende-se como espaço, um lugar ou uma extensão delimitada por dimensões, que pode conter seres ou objetos. Logo o espaço apresenta-se como um elemento abstrato, delimitado e cercado sob o qual se define o território . Dentro deste contexto, o território irá implicar de forma direta para a definição das relações entre diferentes grupos sociais. Existe também dentro do território uma relação de poder e influência, esta ação humana diz respeito à territorialização.

Neste sentido, aplica-se então a relação de poder, caracterizado pelo processo de mobilização interna de pequenos territórios. No entanto, para que a relação de poder aconteça é necessário que o cidadão desempenhe o seu papel de indivíduo que é empoderado de direitos, o qual pode exercer controle sobre as formas de desenvolvimento de seu bairro e cidade, que pode e deve exercer uma politica de cobranças e respostas concretas frente aos que estão no poder. Um indivíduo, que exerça força e que viabilize um processo de mobilização dentro contexto ou território inserido, tendo em vista a melhoria na qualidade de vida. E um cidadão que tem um posicionamento frente às politicas, frente aquilo que lhe é condicionado, um ser ativo, que possibilite e lute por uma transformação. Sendo necessária uma mudança no comportamento dos mesmos, de dentro para fora, uma mudança em sua construção política.

Esta tendência de organização e mobilização social tem crescido nas ultimas décadas, a população tem pegado a responsabilidade nos seus braços de buscar, um local, o qual estes se identificam, em que estes constroem suas relações e se desenvolvem, em um lugar que haja limites para liberalismo e capitalismo, onde luta-se para que as necessidades humanas sejam atendidas prioritariamente. Apresenta-se assim a forma ampla de poder local, onde se busca a autotransformação social e econômica para o território inserido.

No entanto a questão do poder local está ligada diretamente a forma a qual a sociedade se organiza, sendo assim para que a mesma se desenvolva de forma plena seria preciso uma transformação, que segundo Dowbor, envolve uma série de questões tais como a descentralização, a desburocratização e a participação.

Dowbor, ressalta também a extrema importância da prática do poder local nos países subdesenvolvidos, já que se criaria uma balança diante dos princípios de igualdade e democracia, pois o sistema consiste em monopolização dos governantes e centralização de poder para as elites.

Os avanços tecnológicos e as formas de crescimento econômico acelerado, sem controle, sem mediação e ponderamento sobrepõe as nossas necessidades como seres humanos, gerando impasses como a desigualdade e a destruição ambiental. Logos este devem andar juntos, de forma equilibrada.

Para Dowbor o poder local é um instrumento de gestão poderoso, mas insuficiente para resolução de todos os problemas, no entanto ele se coloca como uma ferramenta que colabora para qualidade de vida e evitando maiores danos, resolução das questões de nível micro. Enfim este coloca que o poder local é uma ferramenta útil que deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com