TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO: A contribuição do Assistente Social no PROJOVEM Adolescente

Por:   •  6/6/2017  •  Monografia  •  8.993 Palavras (36 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 36

                                           

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

AGÊNIA VALÉRIA ALVES DE SOUZA

O INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO: A contribuição do Assistente Social  no PROJOVEM Adolescente

[pic 3]

LUIS EDUARDO MAGALHÃES - BA

2011

AGÊNIA VALÉRIA ALVES DE SOUZA

O INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO: A contribuição do Assistente Social no PROJOVEM Adolescente

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, com requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

                                                              Orientadora: Daniela Sikorski                    

LUIS EDUARDO MAGALHÃES

2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus filhos, aos meus amigos e professora que me incentivavam a seguir este caminho acadêmico, dando-me apoio e forças nas horas da dificuldade e desânimo, sendo cada um deles essenciais para o meu desenvolvimento emocional e psicológico.  

AGRADECIMENTOS

           

            Chegou o grande momento de agradecer a todos que contribuíram nessa caminhada reflexiva da vida acadêmica. Tenho certeza que para muitos não vai ter significado algum mais para mim é de grande importância, pois será uma forma de expressar meus sentimentos aqueles que foram personagens em mais uma sena da historia de minha vida.        

Em primeiro lugar agradeço a Deus, pois sem ele nada poderia ter acontecido, foi ele quem me deu a vida e a esperança de vencer os obstáculos da vida, ele esteve bem presente na minha caminhada, nas lagrimas, alegrias e conquistas obtidas.

                Ao meu esposo que me deu oportunidade de estudar, dando força e conselhos.  Meus filhos, que são como pedras preciosas do meu jardim, meu pai e minha mãe pala oportunidade de estar no mundo, irmãos e amigos em geral companheiros de todas as horas e momentos.

         À Professora Luzia da Rosa Fontana, minha orientadora e amiga de todas as horas, as (os) amigas (os) Ana Claudia, que mim aceitou quando mais precisei de estágio, Marlete, Marcelo, Marta que esteve presente nos momentos de produções dos trabalhos e estágio.

           A minha querida cunhada Danubia que me acompanhou na produção deste trabalho dando suporte e corrigindo o mesmo, meu irmão querido pela paciência de organizar meu trabalho me orientando na formatação.  

  Em fim a todos que esteve ao meu lado nesta grande realização em minha vida.

Epígrafe...

“... existe um tempo para melhorar para se preparar e planejar, igualmente existe um tempo para partir para ação.”

Amyr Klink

NASCIMENTO, Agênia Valéria de Souza. O INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO: a contribuição do assistente social no projovem adolescente. 2011.40, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL) – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ, LUIZ EDUARDO MAGALHÃES, 2011.

RESUMO

Em conseqüência do desemprego, competição e das incertezas que rodeia o mercado de trabalho, os jovens vem enfrentando cotidianamente com problemas relacionados ao ingresso e permanência no mercado de trabalho. Sendo assim, esta pesquisa buscou investigar de que forma o Serviço Social juntamente com o programa Projovem poderão contribuir para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Para tal, acreditamos que os assistentes sociais podem auxiliar significamente neste processo de ingresso dos jovens em seus primeiros trabalhos e permanência nos mesmos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, numa abordagem qualitativa, visando alcançar o objetivo geral e específico previstos.

Palavras-chave: Serviço Social, Jovens, Trabalho

 

NASCIMENTO, Agênia Valéria de Souza. O INGRESSO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO: a contribuição do assistente social no projovem adolescente. 2011, 40, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL) – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ, LUIZ EDUARDO MAGALHÃES, 2011.

ABSTRACT

As a result of unemployment, competition and uncertainty surrounding the labor market, young people have faced daily with issues related to entry and stay in the labor market. Therefore, this study investigates how social work with the program Projovem may contribute to the entry of young people in the labor market. To this end, we believe that social workers can help significantly in this process of entry of young people in their early work and stay in them. It is a literature search and field, a qualitative approach in order to achieve the objectives set out general and specific.

Keywords: Social Services, Youth, Trabaho

LISTA DE ABREVIATURA

BPC - Benefício de Prestação Continuada

CRAS- Cento de Referência de Assistência Social

FNAS - Fundo Nacional de Assistência Social

FTG- Formação Técnica Geral

LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social

MDS- Ministério do desenvolvimento Social e combate a fome

MEC- Ministério da Educação

PAIF- Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família

Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

PNAS - Plano Nacional de Assistência Social

SAC - Serviço de Atenção Continuada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.5 Kb)   pdf (366.7 Kb)   docx (73.5 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com