TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA- 2015

Por:   •  13/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.356 Palavras (18 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 18

PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA- 2015

PLANEJAMENTO MENSAL 10 de Agosto de 2015 á 18 de Setembro de 2015

Áreas do Conhecimento: Matemática e Ciências Naturais e suas Tecnologias.

Eixo temático: 1-Agricultura Familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia e 5- Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial.

Emendas: 1-Estudo das relações sociais no processo histórico de produção econômica e cultural da agricultura familiar. Seus problemas e potencialidades culturais nas dimensões de gênero, etnia, geração e identidade. Estudo das ocupações e transformações do ambiente, das diferentes concepções de agricultura familiar e das relações campo-cidade. 5-Estudo sobre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável: desafios, limites e potencialidades na Agricultura Familiar. Princípios e fundamentos da Agroecologia. Importância do uso racional dos recursos naturais. Enfoque Territorial: contextualização histórica e conceito de território, território rural e território de cidadania. Políticas Públicas e sustentabilidade na Agricultura Familiar. Experiências de promoção do desenvolvimento rural no enfoque territorial.

Tema de Estudo: Motivação e união, Divisão e suas Propriedades, Quociente da divisão, Situações problemas, Medida e Proporção, Pirâmide Etária, Estrutura Etária, Gráfico de levantamento de dados, Meio ambiente, Mandamentos Ecológicos, Sustentabilidade, Impactos ambientais.

Textos Integradores: Vídeo “A história das Coisas”, Divisão, O que é Quociente da divisão Pirâmide Etária, Estrutura Etária, Oque é Meio ambiente, Os Mandamentos Ecologicos Segundo Vasconcelos Sobrinho, Oque não Fazer e Sustentabilidade.

Tempo Escola (Estratégias)

Conteúdo Aprendizagens/Atividades Habilidades

*Dinâmica Bolinha de Revista

* Compreensão e aplicação da Divisão. *Divisão, suas propriedades e operações. *Quociente da divisão e Resto. *Medida e Proporção.

*Agricultura familiar no contexto atual. *Pirâmide Etária e Estrutura Etária. *Levantamento e coleta de dados-Construção de gráfico etário. *Meio ambiente. *Mandamentos Ecológicos. * Preservação do meio ambiente. *Os impactos Ambientais. *Sustentabilidade. *Mostrar aos estudantes a importância de termos motivação e união para buscar nossos objetivos.

* Analisar criticamente a importância e a finalidade do estudo da divisão e suas propriedades com exposição e explicação do conteúdo a trabalhar. * Atividades xerografadas para compreender o contexto de produção e identificar os elementos e estrutura que compõem as propriedades de uma divisão e resolver problemas envolvendo a operação matemática. * Avaliar ações de combinados, percebendo o uso da divisão juntamente com seus respectivos sinais para regras, e resolução de problemas do cotidiano. *Atividades em quadro para reconhecer escritas que representem o resultado de uma medição, identificando as unidades de medida adequadas.

*Roda de conversa para reconhecer a importância da agricultura familiar na localidade e suas dificuldades atuais. Exposição de conteúdo e explicação da matéria para o aluno compreender as estruturas populacionais na produção do espaço geográfico, e realizar atividades envolvendo o tema e levantamento de dados para confecção de gráficos etário da família dos estudantes. *Produção de texto para a compreensão sobre o que é meio ambiente *Exposição do tema Meio ambiente e sua definição. *Atividade para selecionar palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto de meio ambiente. *Atividades envolvendo os mandamentos ecológicos. *Exploração de experiências vividas em situações de aprendizagem, envolvendo o tema impacto ambiental, respeitando a sequência temporal e causal e localizar informações e ideias principais em textos. *Definição de sustentabilidade e sua finalidade, aula teórica. *Integrar e enfatizar as competências de cada estudante desenvolvendo a motivação e a importância do trabalho em equipe.

*Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. *Compreender a divisão juntamente com suas propriedades e aplicá-la de diferentes maneiras no dia - a- dia empregando corretamente os nomes de seus termos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com