TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré planejamento para Planejamento e Administração do Serviço Social

Por:   •  2/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

1 LEVANTAMENTO HISTÓRICO

A Casa de Passagem é uma unidade pública estatal, integrante do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, é implantada através da Secretaria Municipal de Assistência Social Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal de Magé, de acordo com o Decreto nº 7053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para pessoas em situação de rua trata-se de grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular.

A Casa de Passagem está localizada na Estrada da Piedade, nº 1599,alameda:2,VilaMara-Magé/RJCEP: 25.905.860, e-mail: casadepassagem@hotmail.com. Este serviço tem caráter de acolhimento provisório com estrutura para acolher com privacidade pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigado por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições autos sustento. Deve estar distribuída no espaço urbano de forma democrática, respeitando o direito de permanência e usufruto da cidade com segurança, igualdade de condições e acesso aos serviços públicos.

O atendimento em unidade institucional de passagem para a oferta de acolhimento imediato e emergencial prevê em seu quadro profissional preparado para receber os usuários em qualquer horário do dia e da noite, enquanto se realiza um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para encaminhamentos. A responsável pela supervisão das atividades e a Assistente Social Coordenadora Musa Fabbri. O equipamento Casa de Passagem desenvolve sua ações em parceria com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS e Centro Especializado para População em Situação de Rua- CENTROPOP no que tange o Serviço Especializado em Abordagens e encaminha para acolhimento quando se fizer necessário.

A Casa de Passagem está em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, que reconheceu a atenção à população em situação de rua no âmbito do SUAS, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviço Socioassistenciais, o Serviço Especializado para pessoas em situação de rua, neste caso a Casa de Passagem, é ofertado para aqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares que oportunizam a construção de novos projetos de vida. Objetivo desse projeto é oferecer a Unidade Institucional de Acolhimento a troca de experiência entre os usuários. Através da caixa vamos esclarecer as duvidas dos usuários.

1.1 ESTUDO DE SITUAÇÃO

Caracterizar a situação vivida que você teve no estágio, tipo, A SITUAÇÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA que não havia diálogos entre eles, etc. Ver a melhor forma pra vc falar.

■ “Consiste na caracterização (descrição interpretativa), na compreensão e na explicação de uma determinada situação tomada como problema para o planejamento e na determinação da natureza e da magnitude de suas limitações e possibilidades” (39).

■ No cotidiano profissional, deve ser uma ferramenta da ação profissional (“alimentação permanente”).

■ No planejamento, temos um objeto “inicial” que vai se reconstruindo na medida que apropriamos o conhecimento da dinâmica social.

1.2 LEVANTAMENTO INSTITUCIONAL

Quantas pessoas trabalham na instituição, etc...

2 REFERENCIAL TEÓRICO – PRÁTICO

É o que vai dar sustentação para modificar a vida das pessoas em situação de rua;

3 DADOS DA SITUAÇÃO

São desenvolvidas algumas atividades na instituição dentre elas: o projeto horto, que incentiva a agricultura para os usuários do equipamento, assim aprende a plantar e colher verduras, e também estimular a criação de alternativas de trabalhos e a oferta de alimentos saudáveis para instituição.

O projeto arte jornal, artesanato com jornal, esculturas de animas, vasos de plantas, entre outros, tudo feito de jornal, os usuários pode assim vender suas esculturas para conseguirem uma renda. Todos os projetos são executados de maneira exemplar buscando sempre o desenvolvimento dos usuários e sua perspectiva de reinserção social.

Ainda sim, mediante estes projetos já elaborados e executados, verificamos a necessidade algo mais, de uma interação maior entre os usuários.

3.1 POLÍTICAS PÚBLICAS

3.2 REDES

Secretaria Municipal de Assistência Social Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal de Magé, Centro Referência Especializada Assistência Social, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

3.3 DADOS DA PRÁTICA-ATUAÇÃO

4 OBJETIVO

4.1 GERAL

Propiciar discussões a partir da troca de experiência de adultos em situação de rua, aproximando-os das indagações referentes à realidade de cada um.

4.2 ESPECÍFICO

Possibilitar a abertura de um espaço de encontro, de escuta e de troca entre os usuários, para que eles possam compartilhar a sua trajetória de exclusão e perspectiva de reinserção.

5 LEVANTAMENTO DE HIPÓTESE

Questões norteadoras que te levaram a esse projeto.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com